Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Ilhas das Flores e do Corvo recebem o EWAA

Depois do sucesso da primeira edição, em 2019, o Extreme West Atlantic Adventure regressa às ilhas mais ocidentais da Europa. A prova de trail running por etapas volta às ilhas das Flores e do Corvo, no arquipélago dos Açores, nos dias 5, 6 e 7 de junho.

Extreme West Atlantic Adventure nas ilhas das Flores e do Corvo

Serão 3 dias, 3 etapas em 2 ilhas, num total de 70 km de aventura e história.

Foto: Pedro Silva

A primeira etapa, na sexta-feira, será um Km Vertical, a arrancar na Fajã Grande, ilha das Flores. O “VK Stairways to Heaven” percorre cerca de 6,5 km até ao ponto mais elevado da ilha, o Morro Alto.

No segundo dia desta aventura, sábado, os atletas são convidados a navegar até ao Corvo, a mais pequena ilha de Portugal, com pouco mais de 400 habitantes.

Esta etapa, designada “Indian Face Trail”, leva-os desde a pequena vila, passando pela Cara do Índio, até ao ponto mais alto da ilha. Daí, desce-se até ao Caldeirão, e percorre-se o perímetro da antiga cratera vulcânica, regressando depois à vila.

Finalmente, no domingo e de volta às Flores, é altura de percorrer os 35 km do Extreme West Atlantic Trail, passando por fajãs lávicas e detríticas, onde escorrem dezenas de cascatas, formando impressionantes quedas de água na encosta.

ilhas
Foto: Pedro Silva

De notar que esta prova conta para o Circuito Nacional de Trail e para taça de Portugal de Trail.

Entusiasmados não só com os desafios e beleza dos percursos

Os atletas que participaram na primeira edição, em 2019, finalizaram a prova expressando vontade de voltar, entusiasmados não só com os desafios e beleza dos percursos, mas com toda a envolvência do evento – numa prova por etapas, os atletas têm mais tempo para conviver com outros atletas e com a população local, e para conhecer melhor as ilhas, antes, durante e depois das provas.

O ambiente que se forma é descontraído, de camaradagem e de troca de experiências”, destaca Mário Leal, coordenador do Azores Trail Run®.

As inscrições para o Extreme West Atlantic Adventure já abriram e a organização deixa o alerta: “as vagas para esta aventura são mesmo muito limitadas, devido à logística intrincada e às dificuldades em termos de acessibilidades deste território ultra-periférico, nomeadamente alojamentos, viagens de avião e ligações entre estas duas ilhas”, explica Mário Leal.

ilhas
Foto: Pedro Silva

Para as 3 etapas serão abertas 50 vagas que incluem as deslocações entre ilhas. Os atletas também poderão inscrever-se para apenas 1 ou 2 etapas, sendo que, neste caso, a inscrição não inclui as viagens entre ilhas.

As inscrições podem ser efetuadas através do site oficial do Azores Trail Run.

Página do evento.

Texto: Azores Trail Run
Fotos: Pedro Silva

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta