Inês Marques, a menina que sempre quis ser corredora
 
                A Salomon e a Suunto Portugal dão as boas-vindas a Inês Marques, o novo elemento da família.
Desde que se lembra, que sempre quis ser corredora, enquanto as duas rodas eram o desporto rei na família de Inês, sempre preferiu ir a correr atrás das bicicletas.

Inês Marques, a menina que sempre quis ser corredora
Aos 5 anos começou a pedir à mãe para correr num clube e foi no Independente Futebol Clube Torrense que começou o seu percurso, federando-se aos 6 anos.
Desde aí nunca mais parou, fez de tudo um pouco no atletismo, desde lançamento do peso, salto em altura, salto em comprimento, velocidade e corridas de meio-fundo.
Em iniciada, especializou-se e destacou-se nas corridas de meio-fundo, mas eram os corta matos e os 3000 m obstáculos que mais a entusiasmavam.
Em 2013, incentivada pelos pais, também eles atletas, estreou-se nos trilhos no Xmas Night Trail em Leiria, terminando a prova em 1.º lugar ex-aequo com a sua mãe, e é neste momento que começa a sua história com a montanha.
Currículo de Inês Marques
Atualmente é Campeã Nacional de Trail, título que soma ao de Campeã Nacional de Trail Ultra e Campeã Nacional de Sky Race.
Alcançou o 5.º lugar no OCC e o 10.º no CCC do Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB), foi a melhor portuguesa nos campeonatos do mundo de trail em Itália (32.º geral feminina) e em Espanha (20.ª da geral feminina).
Para o futuro Inês tem muitos planos, como correr até ser velhinha, mas por agora quer ter condições para conciliar os treinos e as provas com a sua vida profissional da forma mais equilibrada possível.
Estudou Matemática Aplicada à Economia e à Gestão e mestrou-se em Ciências Atuariais, sendo atualmente atuária numa consultora.
Reconhecimento do seu valor
Inês viu o convite para integrar na equipa Salomon Suunto Portugal como um reconhecimento do seu valor, “fico muito contente por terem reconhecido o meu valor ao me terem feito o convite para representar a Salomon e a Suunto. São marcas com material de qualidade inquestionável e com valores com os quais me identifico” – refere.
Quanto aos seus companheiros de equipa, já os conhece todos, fruto dos muitos trilhos já partilhados, e destaca a experiência do Armando Teixeira, a vivacidade do Romeu Gouveia, a tenacidade do Tiago Romão e a coragem da Ester. “Espero aprender muito com toda a equipa, ao partilhar novas experiências, conhecer novos locais e evoluir como atleta”, conclui.
O calendário 2020 da atleta ainda não está fechado, mas os seus planos incluem o circuito Golden Trail National Series da Salomon, o Azores Triangle Adventure e uma Ultra lá fora que ainda não está definida.
Para já correrá este fim de semana nos Trilhos do Reis, prova do Campeonato Nacional de Trail.
Bem-Vinda Inês!
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Ana Águas
Fotos: Telmo Dourado

 
			     			 
			     			 
			     			 
			     			 
			     			 
			     			 
			     			 
			     			 
			     			 
			     			 
			     			 
			     			 
			     			 
                                         
                                         
                                         
                                         
                                        