Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

IRONMAN, 80 nacionalidades de 5 continentes em Cascais

O último fim de semana de setembro do próximo ano vai ser especial para o triatlo e para a vila de Cascais que será literalmente invadida por 5000 participantes na estreia portuguesa do triatlo IRONMAN de distância completa.

Para mim, é um sonho tornado realidade. Em 2017 pusemos Cascais no mapa internacional de triatlo. Agora, estamos a ampliar este legado com um evento de distância completa. Estamos ansiosos por criar momentos memoráveis para os nossos atletas e um enorme impacto económico e desportivo em Portugal.” Jorge Pereira, Diretor IRONMAN Portugal

triatlo IRONMAN

Primeiro IRONMAN completo em Portugal

O evento inaugural do IRONMAN Portugal-Cascais acontece no sábado, 26 de setembro de 2020, seguindo-se no domingo, 27, a quarta edição do IRONMAN 70.3 no mesmo território, representando os dois eventos uma área de ocupação de 1198 quilómetros quadrados e um impacto na economia local a rondar os 20 milhões de euros.

 

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, sublinha o sucesso do evento que há três anos orgulha Portugal. “É extraordinário perceber que, em tão pouco tempo, conseguimos chegar a este patamar de organização. Cinco mil participantes vão ficar deslumbrados com os sítios por onde vão passar, mas mais relevante ainda é pensar que milhões de pessoas seguirão este evento que tanto orgulho dá ao país.

80 nacionalidades de 5 continentes em Cascais

O espírito de comunidade, a beleza das paisagens ao longo dos diferentes percursos e o ambiente de alta competição que são proporcionados em Portugal fazem com que todos tenham vontade de regressar. Fez sentido para nós que o passo seguinte fosse adicionar um evento IRONMAN neste lugar fantástico”, acrescenta Stefan Petschnig, Diretor Geral IRONMAN Europa, Médio Oriente e África.

IRONMAN
Nuno Laurentino, adjunto do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Jorge Pereira, Diretor IRONMAN Portugal) – Foto: C.M. Cascais

Números do IRONMAN & IRONMAN 70.3 Portugal-Cascais

O total de recursos humanos ultrapassa os 2 mil elementos, entre a equipa do evento, polícia, segurança, equipa médica, voluntários e escuteiros, para fazer face à participação de 5000 atletas e à presença de 15 mil acompanhantes. 85% dos participantes são estrangeiros, o que daria para lotar 57 AIRBUS 330. Entre atletas, que da distância completa quer da meia distância, e acompanhantes, estão previstas 88 mil pernoitas.

Em que outro lugar do mundo pode uma prova acontecer, em terra ou no mar, num cenário tão idílico como o nosso? O IRONMAN é uma prova que diz muito a Cascais. Porque os seus atletas partilham com os habitantes desta terra a capacidade de superação, a resiliência e o desejo de ultrapassar os desafios por maiores que eles sejam.” Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais

Sitio oficial do evento.

Texto / fotos: Câmara Municipal de Cascais

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta