IRONMAN em Port Elizabeth (África do Sul) – Gonçalo Neves é o 2º torrejano a finalizar um IRONMAN

(3,8 km natação, 180 km ciclismo, 42,2 km corrida)

Gonçalo Neves, atleta da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, terminou no domingo, dia 29 de Março, o seu 1º IRONMAN em Port Elizabeth na África do Sul, no 44ºlugar no seu grupo de idades 40-44 anos, numa prova aonde participaram cerca de 2000 atletas, entre profissionais e amadores oriundos de vários países.
Foi no início da década de noventa que o torrejano GONÇALO NEVES se iniciou nesta nobre modalidade que é o TRIATLO. Desde cedo mostrou as suas capacidades e gosto pela modalidade, tornando-se um dos melhores triatletas nacionais nos anos 90. Nesta década foi ainda Selecionador Nacional de Triatlo, mas em 1999 a sua vida particular levou a que o mesmo tivesse que terminar estes anos de ouro, realizando apenas muito esporadicamente algumas provas. Foi então, que em Outubro de 2014 se inscreveu na Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, e começou a sua preparação para o seu sonho que era participar e terminar um IRONMAN.
Este sonho começou pelas 5H40 do dia 29 de março 2015 na companhia do seu colega de equipa Paulo Antunes e de mais 2030 triatletas ao mergulharem e nadarem 3,8Kms na Baía Nelson Mandela, tendo Gonçalo Neves concluído este 1ºsegmento em 58m30s, no 7ºlugar do seu escalão dos 40 aos 45 anos de idade. Após uma transição rápida em 2m57s iniciou o segmento de ciclismo, onde percorreu a distância de 180Kms em 6h09m16s, e depois de mais uma transição, um pouco mais lenta, em 4m50s, iniciou o último segmento, a corrida composta por uma maratona de 42,2Kms.
Foi então, apesar da distância, mas com muito orgulho e alegria, que foi possível observar via internet, GONÇALO NEVES terminar a sua prova de IRONMAN com a bandeira portuguesa na mão, realizando no segmento de corrida 4h6m01s, totalizando um tempo final de 11h21m34s, e conseguindo um extraordinário 44ºlugar entre 250 atletas do seu escalão 40-44 anos, e o 216º lugar entre 2032 atletas que participaram nesta prova.
Relativamente a Paulo Antunes, que em Outubro de 2014 foi o 1ºtorrejano a terminar uma prova de IRONMAN, as suas expetativas eram enormes e o atleta torrejano tinha um objetivo em mente, acabar num lugar que lhe desse acesso ao Campeonato do Mundo de IRONMAN que se realiza em Kona no Hawai em Outubro de 2015.

Ao contrário do Gonçalo Neves, Paulo Antunes não teve um dia fácil e não conseguiu concluir a sua prova. Embora tenha realizado um excelente segmento de natação, ao sair em 1ºlugar no seu escalão 35-39 anos, com um tempo de 51m27s, no ciclismo ao km 120 quando estava em 2°lugar do seu escalão e seguia em 4ºlugar de todos os atletas amadores, a sua bicicleta começou a ter alguns problemas com o guiador e avanço desapertados devido à trepidação provocada pelo piso. Ao km 132 ainda estava perto do 2° e 3ºlugares, só que numa descida perdeu o controlo da sua bicicleta e entrou pelo mato a dentro, furando a roda, e não se livrando de alguns arranhões dos arbustos. Perdidos alguns minutos, retomou a corrida com muito receio, mas ao km 155 saltou-lhe da sua bicicleta o computador de SRM. Terminou o segmento de ciclismo no 17ºlugar com um tempo de 5h41m54s e iniciou a sua corrida ganhando algumas posições, mas ao sentir uma ligeira dor no tendão de Aquiles, decidiu parar para não agravar uma possível lesão.
Como Paulo Antunes comentou no facebook sobre a sua prestação nesta prova: “Se há dias em que não devemos sair de casa talvez este era um deles.”
O atleta e treinador da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, deixou um agradecimento muito especial aos seus atletas pelo apoio e compreensão que têm vindo a demonstrar, e lhe terem permitido cumprir mais um sonho: “Obrigado a todos pelo o vosso apoio. VOCÊS SÃO GRANDES!”

Parceiros