IÚRI LEITÃO E RUI OLIVEIRA REENCONTRAM-SE

Rui Oliveira e Iúri Leitão

No dia em que se assinalam dois anos sobre a histórica conquista do título olímpico de Madison em Paris 2024, Iúri Leitão estará na Volta a Portugal para acompanhar Rui Oliveira, que se estreia este ano na maior prova do ciclismo nacional.

O dia da 5.ª etapa da 87.ª Volta a Portugal, será um contrarrelógio individual de 17,4 quilómetros entre Anadia e Águeda, terá um significado muito especial para o ciclismo português.

Foi precisamente há dois anos que Iúri Leitão e Rui Oliveira escreveram, em Paris, uma das páginas mais brilhantes da história da modalidade em Portugal.

Os dois ciclistas conquistaram a medalha de ouro olímpica na disciplina de Madison.

Dois anos depois, os caminhos da dupla campeã olímpica voltam a cruzar-se num contexto diferente.

Rui Oliveira está a disputar pela primeira vez a Volta a Portugal, ao serviço da UAE Team Emirates XRG, e terá Iúri Leitão entre aqueles que irão acompanhar de perto a sua prestação no contrarrelógio entre Anadia e Águeda.

Durante a tarde, Iúri Leitão acompanhará a prova juntamente com o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa.

Um reencontro simbólico com o seu companheiro de uma conquista que ficará para sempre inscrita na história do desporto português.

Leiam também

TORRE, VEM AÍ, VISTAM-SE DE GALA

Fonte: Site oficial – Volta a Portugal

Portugal
Iúri Leitão e Rui Oliveira- Foto: UVP FPC

Paris 2024 recordada no programa “Há Volta”

As comemorações começam ainda durante a manhã, em Anadia.

Iúri Leitão e o Selecionador Nacional de Pista, Gabriel Mendes, serão convidados do programa “Há Volta”, da RTP1.

Programa emitido a partir da cidade de partida da etapa e onde está localizado o Velódromo Nacional.

A conversa permitirá recordar os momentos vividos há dois anos nos Jogos Olímpicos de Paris, revisitar o caminho que conduziu à conquista da medalha de ouro.

Mas também abordar também o trabalho que já está a ser desenvolvido tendo como horizonte os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

A ligação a Anadia acrescenta simbolismo ao momento.

É no Velódromo Nacional, precisamente o local de partida do contrarrelógio, que a Seleção Nacional de Pista desenvolve grande parte do seu trabalho.

Local onde são preparados muitos dos desafios internacionais do ciclismo de pista português.

Iúri Leitão
Rui Oliveira – Foto: Igor Martins / FPC

Um reencontro especial de Iúri Leitão e Rui Oliveira na Volta

A presença de Iúri Leitão permitirá, assim, juntar novamente os dois campeões olímpicos no dia em que se completam exatamente dois anos sobre o ouro de Paris.

Desta vez, Rui Oliveira estará na estrada, a competir na sua primeira Volta a Portugal.

Enquanto Iúri Leitão acompanhará do lado de fora o desempenho do companheiro com quem alcançou o maior título das respetivas carreiras.

Parceiros

Deixe um comentário