Ivo Oliveira obtêm resultado sem paralelo

Ivo Oliveira

Comitiva Portuguesa

O português Ivo Oliveira terminou hoje na quarta posição o concurso olímpico de omnium no Campeonato do Mundo de Pista, em Apeldoorn, Holanda. É um resultado sem paralelo para Portugal em disciplinas olímpicas na categoria de elite.

Ivo Oliveira

Resultado sem paralelo obtido por Ivo Oliveira

Numa competição de omnium com grande equilíbrio, Ivo Oliveira começou com o décimo lugar em scratch, bateu toda a concorrência e foi o melhor na tempo race. Com estes resultados, terminou a primeira metade do concurso no segundo lugar, empatado com o primeiro, Simone Conssoni.

A segunda metade da competição começou muito mal para o corredor português, que não foi além do 23.º e penúltimo posto em eliminação, tornando muito improvável a possibilidade de chegar ao pódio. Ivo Oliveira começou a corrida por pontos na oitava posição, mas aí tudo mudou face ao desempenho de eliminação.

O corredor luso esteve muito ativo na corrida por pontos, ganhando uma volta e mais onze pontos em sprints, o que o colocou na quarta posição final, com 94 pontos, a dez do pódio.

A vitória foi para o polaco Szymon Sajnok, com 111 pontos, mais quatro do que o holandês Jan Willem van Schip e mais sete do que o italiano Simone Consonni, que o acompanharam no pódio.

“Este resultado é um motivo de orgulho para Portugal, o nosso melhor resultado em omnium em Campeonatos do Mundo, muito perto do pódio. Saímos muito felizes deste Mundial”, resume o selecionador, Gabriel Mendes.

Ivo Oliveira
Comitiva Portuguesa

O Campeonato do Mundo termina no domingo, mas a participação lusa encerrou neste sábado.

Foi o Mundial de elite de maior sucesso para a Equipa Portugal.

Destaca-se, naturalmente, a medalha de prata de Ivo Oliveira em perseguição individual, mas também foram alcançados os melhores resultados de sempre em scratch, quinta posição de Rui Oliveira, e corrida por pontos, 14.º lugar de João Matias.

[divide icon=”circle”]

Texto: UVP / FPC
Foto : 
Simon Wilkinson

Parceiros