Javier Moreno o melhor da EFAPEL na Arrábida

Javier Moreno

Foto: João Fonseca Photographer

Javier Moreno, corredor espanhol da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, terminou ontem na 5.ª posição a quarta edição da Clássica da Arrábida, seguindo-se Frederico Figueiredo, que fechou o Top 10.

Texto: EFAPEL
Fotos: João Fonseca Photographer

Clássica da Arrábida uma prova exigente

Uma prova exigente ao longo de uma maratona com 181,2 km, que partiram de Setúbal, atravessaram Sesimbra e culminaram em Palmela e com a presença de cinco equipas internacionais, do escalão ProTeam, que elevaram a qualidade do pelotão, com mais de uma centena de corredores.

A corrida disputou-se a bom ritmo e levou à formação da primeira fuga aos 15 km, com cinco unidades, que terminaria na descida para Sesimbra.

Foto: João Fonseca Photographer

Já em Palmela, a aproximação ao circuito final levou ao ataque de um novo quinteto que conseguiu adiantar-se na primeira passagem pela meta, partindo na frente para o circuito que inclui a subida da Estrada da Cobra, o mais famoso “sterrato” de Portugal.

A EFAPEL manteve-se sempre com homens na frente da corrida e fez o trabalho necessário para tentar colocar os corredores da equipa nas melhores posições.

O final trouxe um grande azar a Rafael Reis, que sofreu uma avaria mecânica e comprometeu a possibilidade de concluir a corrida nos lugares cimeiros.

Javier Moreno
Foto: João Fonseca Photographer

Javier Moreno apresentou-se com muito bom nível

Mas Javier Moreno rematou o bom trabalho de todos ao concluir em 5.º lugar, apresentando-se com muito bom nível no pelotão. Já Frederico Figueiredo seria o segundo melhor corredor da equipa, ao finalizar em 10.º.

A dureza da Estrada da Cobra foi palco de uma bonita exibição de Sean Quinn (Hagens Berman Axeon), que acabaria por vencer em solitário.

Para Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, esta “foi mais uma corrida bem disputada e muito ativa, estivemos sempre na frente e com a nossa presença assegurada.

Tivemos um infortúnio já no final, com uma avaria mecânica na bicicleta do Rafael Reis, que lhe tirou a possibilidade de terminar na frente.

Mas o trabalho da equipa foi muito bem rematado por Javier Moreno, que terminou na 5.ª posição”.

Javier Moreno
Foto: João Fonseca Photographer

4.ª CLÁSSICA DA ARRÁBIDA
Setúbal – Palmela: 181,2 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL
1.º Sean Quinn (Hagens Berman Axeon), 04h20m49s
5.º Javier Moreno (EFAPEL), a 16s
10.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), mt
36.º Karel Hník (EFAPEL), a 01m31s
51.º Rafael Reis (EFAPEL), a 05m20s
61.º Fábio Fernandes (EFAPEL), a 07m15s
DNF António Carvalho (EFAPEL)
DNF Fábio Costa (EFAPEL)

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS
1.ª Bingoal Pauwels Sauces WB, 13h03m12s
7.ª EFAPEL, a 01m18s

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA
1.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista), 10 Pontos
9.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 2 Pontos

Parceiros

Deixe uma resposta