Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Jéssica Augusto vence uma São Silvestre diferente

A Avenida da Liberdade foi, pelo nono ano consecutivo, o palco da El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa e, pela primeira vez, milhares de atletas correram a prova de manhã pelas ruas da capital, uma São Silvestre diferente.

lx8

Jéssica Augusta a vencedora do evento

Jéssica Augusto esteve em destaque, ao ser a primeira a cruzar a linha de meta, com 33m07s.

Jéssica Augusto declarou: “Não esperava de todo ganhar esta prova, tenho a preparação ainda muito atrasada, as mulheres venceram a guerra dos sexos, é uma forma especial de terminar o ano” e para terminar fez um pedido especial ao público “respeitem os atletas, respeitem os clubes, que estamos aqui para trabalhar, e não para ser maltratados fisicamente e verbalmente, não vamos também ao trabalho deles fazer-lhes a mesma coisa, isto é um à parte sobre um situação que ocorreu durante a corrida e que não gostei, dai este meu pedido

Jéssica Augusto
Jéssica Augusto

A atleta do Sporting Clube de Portugal assumiu a liderança desde cedo, com Hermano Ferreira e João Pereira a comandarem o grupo masculino que procurava anular a vantagem feminina de 2’59”. Hermano foi encurtando a distância, mas Jéssica manteve-se sempre na frente, e na descida da Avenida da Liberdade teve a certeza que seria a vencedora da nona edição da El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa.

Hermano Ferreira referiu: “Dedico a vitória ao David Vaz, esta vitória é para ele, é estranho correr esta prova durante o dia, a Avª da Liberdade, está lindissima, mas durante a noite têm outro encanto, as sensações foram óptimas, tinha o objectivo de apanhar as mulheres, consegui apanhar a Dulce Félix, mais uma vez não apanhei a Jéssica Augusto, a parte mais dificil da prova é a subida da Avª da Liberdade, muito bonita para se ir às compras, mas não para correr, a moldura, o publico, esta avª fica sempre linda seja de dia ou de noite, um aplauso para eles que nos incentivam“.

São Silvestre Lisboa

Sport Lisboa e Benfica dominou por completo em masculinos

O Sport Lisboa e Benfica dominou em masculinos com os cinco primeiros a serem todos seus representantes, Hermano Ferreira – 30;10, foi o vencedor, 2º João Pereira – 30;22, o pódio masculino ficou completo com o também triatleta João Silva – 30;43, Emanuel Rolim – 30;52 e Ricardo Ribas – 31;05 foram quarto e quinto classificados, respetivamente.

Ricardo Ribas disse:”Com dois atletas como o Hermano Ferreira e o João Pereira, temos de estar preparados para ganhar e para perder,também estou a atravessar uma fase da minha vida de estudante, por isso a minha preparação está atrasada, mas o meu principal objectivo foi acompanhar a minha mulher “Dulce Félix”.

Ricardo Ribas e Dulce Félix
Ricardo Ribas e Dulce Félix

Sporting Clube de Portugal vence em femininos

Na competição feminina, Dulce Félix, do Sport Lisboa e Benfica – 34;04, vencedora da prova no ano passado e totalista do evento, subiu ao segundo lugar do pódio e Doroteia PeixotoAmigos da Montanha – 35;09, garantiu a terceira posição. Seguiram-se as atletas do Sport Lisboa e Benfica Vera Nunes – 35;47 e Marta Pen – 36;15.

Jéssica Augusta do Sporting Clube de Portugal com Hugo Sousa
Jéssica Augusta do Sporting Clube de Portugal com Hugo Sousa

Mulheres voltam a vencer aumentando a diferença

Na competição Homens Versus Mulheres, Jéssica Augusto contribuiu para a vantagem feminina, que se situa neste momento em cinco triunfos femininos contra três masculinos. No próximo ano, em que se celebra a décima edição da prova, a elite feminina irá partir com 2’57” de vantagem sobre a elite masculina.

Emanuel Rolim
Emanuel Rolim

Emanuel Rolim e Jessica Augusta os melhores no quilómetro

No último quilómetro, todo disputado na Avenida da Liberdade, o mais rápido foi Emanuel Rolim, atleta do Benfica que estabeleceu um novo máximo nos mil metros finais da El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa: 2’33”. Jéssica Augusto fez este quilómetro em 2’54”. Emanuel e Jéssica foram os vencedores da iniciativa Cofidis Campeões último quilómetro.

A Hyundai premiou o 100º classificado, tendo por base a classificação oficiosa. Ricardo Lanceiro venceu um fim-de-semana ao volante de um Hyundai.

Ilustres na São Silvestre de Lisboa

El Corte Inglês convidou um série de ilustres para participarem neste evento, tendo O Praticante no final, a oportunidade de ouvir alguns em declarações.

Atletas convidados para representar o El Corte Inglês
Atletas convidados para representar o El Corte Inglês

(Judo)

Nuno DelgadoAs expectativas têm de ser sempre elevadas,e que ganhe o melhor(sobre o facto de na conferência de imprensa, afirmar que os homens iam ganhar), nesta edição as mulheres voltaram a ser as melhores, nós temos de ir para casa treinar, sobre a minha prestação, fiz uma parte do percurso, pensei que não conseguia fazer tanto, mas fiquei inspirado para em 2017, vir com a minha filha competir, mas têm de se treinar”.
“No Judo a minha competição é preparar os atletas da selecção nacional, estamos agora a entrar no novo ciclo olímpico para Tóquio“.

(Atletismo)

Naide GomesO papel de mãe é assim mesmo, tive de deixar o meu filho com a minha mãe, apanhar transportes, não consegui chegar a tempo de fazer a prova, mas estou cá presente a apoiar, a dar a cara por esta grande causa, é um prestigio para mim estar aqui a dar o meu apoio à casa do Gil.
É uma festa de desporto, correr, participar, festejar, uns com os amigos, sozinhos, acompanhados, mas todos com o mesmo objectivo praticar desporto, isso é que é de valor“.

(Actor)

Tiago Teotónio Pereira “Foi melhor que o ano fiz cerca de 47 m, em 2015 fiz na casa dos 48 m, mas aquém do meu objectivo, queria baixar dos 45 minutos, não o consegui por falta de preparação, não tenho corrido muito, tenho feito mais crossfit, surf, tenho de começar a correr mais, é a prova disso, esta subida da Avª Liberdade, que parece que vamos a morrer, mas é uma prova gira, é positiva“.

São Silvestre Lisboa

Alegria e animação na capital

A manhã do último dia do ano trouxe muita alegria e animação à capital, iniciando-se com a Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada, prova para crianças dos 5 aos 13 anos que promoveu e incentivou a prática desportiva. Com inscrições esgotadas, a prova reuniu 500 inscritos, revertendo na totalidade para a Fundação do Gil.

São Silvestre Lisboa

Em 2017, o encontro já se encontra agendado para 30 de dezembro, pelas 17h30, para serem celebrados os dez anos da prova organizada pela HMS Sports.

Sónia Paixão a alegria pelo sucesso do evento

Sónia Paixão, diretora do departamento de Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, mostrava no final a alegria pelo sucesso do evento, afirmando “Optimismo acima de tudo, afirmei na apresentação que as mulheres iam ganhar, ganhara, aumentando a diferença para 5 a 3, acho que é um bom resultado“.

Uma manhã agradável, com um sol radioso sobre a cidade de Lisboa, uma moldura humana fantástica, ainda que com este frio, saíram de casa para correr, vieram em família, estamos também a conseguir trazer a cidade de Lisboa para a rua, para apoiar estes eventos desportivos e agora o resto do dia promete, como grandioso espectáculo a finalizar o dia no terreiro do Paço.
Em 2017 o desejo é que o caminho rumo à candidatura da capital europeia de desporto 2021,seja uma convicção de todos os clubes de todos os intervenientes desportivos da nossa cidade, que seja o continuar da evolução patenteada nestes anos, que seja o aumentar do número de participantes na actividade informal“.

Sónia Paixão - diretora do departamento de Desporto da Câmara Municipal de Lisboa
Sónia Paixão – diretora do departamento de Desporto da Câmara Municipal de Lisboa

Olissipiadas pretende atingir 50.000 participantes

Ainda referiu as “Olissipiadas um programa que a Câmara Municipal de Lisboa organiza pela terceira vez, o objectivo será alcançar 50.000 participantes, entre os cinco e os catorze anos e os coloca em contacto com várias modalidades em competição, ou as experimentando, onde o atletismo não podia deixar de marcar presença.
2017 o que pretendemos é incrementar um maior número de participantes nos programas / eventos que o município organiza, mas também outros eventos que apoiamos, temos tido sempre a porta aberta a novos eventos que venham promover a nossa capital, como uma capital europeia do desporto”.

Todas as informações e novidades da El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa podem ser consultadas nas diversas plataformas.
Sítio oficial do evento.
Facebook.
Instagram.
Vimeo.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta