Joana Ramos comemora sexta feira o seu 300º combate internacional / 108ª internacionalizações

Joana Ramos, fará na próxima 6ª feira, 4/12/2015, o seu 300º combate internacional em representação da Selecção Nacional, como sénior, naquela que será a sua 108ª internacionalização (participação em torneios internacionais). Tokyo Gymnasium Metropolitan será o palco desse evento.

Foi há 17 anos atrás que tudo começou, mais precisamente a 11 de Outubro de 1998, que Joana iniciou a sua carreira internacional oficial no mundo do judo, em Cali, Colômbia. Face aos resultados obtidos nos campeonatos nacionais (esperanças e juniores), nos quais se sagrou campeã nacional em -52Kg, nesse ano, com apenas 16 anos, foi convocada para participar no Campeonato do Mundo de Juniores, a sua primeira grande competição internacional. É verdade que em Julho desse mesmo ano, a 15, participou nos “Primeiros Jogos Mundiais da Juventude” da história do desporto mundial, em Moscovo, onde obteve um honroso 9º lugar, vencendo o 1º combate à atleta do Turkemenistão, Oguldjan Khallieva e o 3º combate à atleta da Argélia, Zhora Zemamta, depois de ter perdido no no 2º combate com a brasileira Viviane Castro Silva e no 4º combate frente à holandesa, Andry Coppens. Mas para as estatísticas internacionais, foi o Campeonato do Mundo que se realizou em Outubro de 98, em Cali, na Colômbia, o ponto de partida. A prova nem correu bem à Joana, tendo perdido os dois combates em que participou. Contudo, sendo as duas adversárias Juniores e dois anos mais velhas, a canadiana, Emi Tasaka, que viria a abandonar o judo em 2001 e a austríaca, Sabrina Filmozer, actual 9ª do Ranking Mundial, em 57kg, derrotas que não fizeram esmorecer o entusiasmo da então jovem “ Esperança” de 16 anos, que apenas tinha iniciado o judo três anos antes.

Joana Ramos é de todos os judocas portugueses (masculinos e femininos) aquela que tem mais tempo ao serviço da Seleção Nacional (17 anos, até ao momento) na prática do judo. Ao longo da sua carreira participou em 112 provas internacionais oficiais (5 em juniores e 107 em seniores), nas quais realizou 318 combates ( 19, em Júniores e 299, em seniores, tendo vencido 175, o que lhe confere um grau de eficácia de 55% .

Nestes 17 anos, conquistou 27 medalhas em provas oficiais internacionais, das quais 5 de Ouro (Taça do Mundo de Belo Horizonte (Brasil), Taça do Mundo de Lisboa, Grand Prix de Abu Dhabi ( EAU), Grand Prix de Astana (Kazakistão) e Grande Slam de Tyumen (Rússia), já este ano, 9 de Prata e 13 de Bronze. Conquistou mais 11 medalhas em outros torneios internacionais das quais 7 de ouro. Foi vice–campeã da Europa em 2011, medalha de bronze no Campeonato da Europa de sub-23 e apurou-se por duas vezes para os Jogos olímpicos: Atenas 2004 (que não participou) e Londres 2012. É, actualmente, nos –52Kg, a 14ª do Ranking Mundial e a 9ª do Ranking de Apuramento Olímpico, a nível mundial.

Foto de: IJF

Parceiros