JOÃO MATIAS EM OMNIUM COM NOVO TOP 10

João Matias - Foto da página do Facebook do ciclista - DR
O português João Matias foi hoje o sétimo classificado no concurso de omnium da ronda de Jacarta, Indonésia, da Taça das Nações de Pista.
Leia também
JOÃO MATIAS COM TOP10 NA ELIMINAÇÃO DA TAÇA DAS NAÇÕES
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
João Matias começou por superar o apuramento
O representante de Portugal começou a jornada passando a fase de apuramento.
O Scratch, a primeira das quatro corridas pontuáveis para a classificação final do omnium, foi palco da exibição mais discreta de João Matias, que não foi além da 12.ª posição.
Daí em diante, o minhoto esteve sempre ativo e mais próximo do topo da classificação. Foi o quinto melhor na corrida tempo, depois de ganhar uma volta e de vencer quatro sprints pontuáveis.
João Matias foi o sétimo na eliminação, já depois de aplicada a relegação num dos sprints, porque o colégio de comissários entendeu que o português fez uma manobra perigosa.
O ciclista da Seleção Nacional chegou à corrida por pontos no oitavo lugar da classificação.
Na prova decisiva envolveu-se numa luta titânica entre os homens das posições intermédias da classificação, dado que o sexto e o 11.º classificados acabariam o concurso separados por menos de dez pontos.
João Matias soube defender o oitavo lugar com que iniciou a corrida por pontos, subindo ainda uma posição na classificação geral.
Para isso teve de ganhar uma volta e de pontuar em dois sprints, incluindo no último, com pontuação a dobrar.
Feitas as contas, João Matias somou 104 pontos, melhorando a nona posição em que terminara, há duas semanas, no Campeonato da Europa.
A batalha pela vitória também foi renhida. Esteve melhor o dinamarquês Tobias Hansen, com 134 pontos, mais quatro do que o neozelandês Campbell Stewart.
O terceiro, a 15 pontos do vencedor, foi o espanhol Sebastián Mora.
Domingo será a jornada mais preenchida para Portugal
Este domingo será a jornada mais preenchida para a delegação nacional na ronda de Jacarta da Taça das Nações.
Maria Martins competirá no omnium feminino, que prevê provas de qualificação, às 3h10 e às 3h25.
O concurso arranca às 8h00, com scratch, seguindo-se a corrida tempo (8h40), eliminação (10h05) e corrida por pontos (10h55).
Diogo Narciso e Iúri Leitão formam a equipa de Portugal na disciplina olímpica de madison, para a qual também se prevê necessidade de rondas de qualificação, às 5h15 e às 6h00.
A final está marcada para as 9h00. (todos os horários apresentados são de Portugal Continental e Madeira)