Jogo do Pau no World All Styles Championships

All Styles

Foto: Nuno Antunes / Revelamos.com

A Hema Portugal é o núcleo de artes marciais europeias da Federação Portuguesa de Lohan Tao que foi quem organizou o (WAC).

A Escola do Santo Condestável representada pelos 3 mestres a seguir mencionados e pelos clubes que lhe estão afectos ajudou a HEMA Portugal a organizar a vertente de Jogo do Pau | Esgrima Lusitana inserida nesta competição.

Os Mestres Nuno Russo (ESC), José Saramago (ESC), Francisco Sécio (ESC), e os professores Ricardo Moura (Esgrima Lusitana Cascais) e Nelson Neto (Temple Camp Martial Arts) cooperaram na organização e arbitragem deste torneio do Jogo do Pau | Esgrima Lusitana, possibilitando a obtenção de novos recordes de participação no Jogo do Pau | Esgrima Lusitana.

World All Styles Championships (WAC) 2018

O World All Styles Championships (WAC) marcou mais um sucesso para a modalidade de Esgrima Lusitana | Jogo do Pau.

Os clubes que participaram foi a Esgrima Lusitana Cascais (que ganhou os 3 lugares do pódio); a Temple Camp que levou o atleta de 13 anos entre outros, a Thomar Honoris (entrou pela primeira vez com 1 atleta) e a academia de esgrima histórica.  que garantiram esse sucesso, colocando os seus atletas entre os 2000 atletas que participaram no total dos combates do WAC ao longo dos seus 3 dias.

De elogiar a participação e entusiasmo dos atletas das equipas afectas à modalidade, nomeadamente da Esgrima Lusitana Lisboa, Esgrima Lusitana Cascais e da Temple Camp Martial Arts, bem como a coragem dos seus atletas que vieram confrontar-se com a Academia de Esgrima Histórica, e da Thomar Honoris – Academia de Armas Thomar.

All Styles
Foto: Nuno Antunes / Revelamos.com

Honra e Valor

Ainda a quente e para os interessados que os responsáveis da Thomar Honoris – Academia de Armas Thomar, declararam
Sim a Thomar Honoris participou.
Sim a Thomar Honoris não teve medalhas desta vez.
Mas vêm com o coração cheio de orgulho e de alma cheia.
Dois instrutores certificados pela H.E.M.A Portugal.
Um atleta Filipe Pires que pela primeira vez na vida experimentou a modalidade Varapau (jogo do pau) e fica em quarto lugar colocando muitos de boca aberta.
E com muito orgulho o Aluno mais novo Tomás Santos com apenas seis meses de treino consegue um honroso 4º Lugar em espada longa sintética.
Honra e Valor

Com um dia de combates renhidos e muita camaradagem, a Escola do Santo Condestável conseguiu pódios que permeiam a experiência e a garra dos seus atletas, mas que facilmente poderia ser diferente, tal foi o nível apresentado por todos os competidores:

Medalha de Ouro – Frederico Martins (Esgrima Lusitana Cascais)
Medalha de Prata – Pedro Brito (Esgrima Lusitana Cascais – Ouro no WAC 2017)
Medalha de Bronze – Élio Lopes (Esgrima Lusitana Cascais)

Os atletas Miguel Oliveira, Vasco Coelho e Diogo Oliveira com o professor Nelson Neto da Temple Camp Martial Arts

Medalha de mérito para Diogo Oliveira

Foi ainda atribuída pela organização uma medalha de mérito ao atleta Diogo Oliveira (Temple Camp Martial Arts).

De salientar a participação do jovem Diogo Oliveira da Temple Camp, que apesar dos seus 13 anos, fez frente a adultos e conseguiu a vitoria que precisava para passar a fase de grupos no segundo lugar do grupo B, tendo sido eliminado na fase seguinte pelo atleta Pedro Brito, detentor da medalha de ouro do WAC 2017 e que veio a ganhar a medalha de Prata nesta edição do torneio.

A prestação desta jovem promessa da Temple Camp Martial Arts, valeu-lhe o reconhecimento da organização que o presenteou com o merecido troféu de mérito desportivo.

A Escola do Santo Condestável, agradeceu à HEMA Portugal na pessoa do Mestre Fernando Brecha pelo apoio na divulgação da arte marcial portuguesa Esgrima Lusitana | Jogo do Pau incluindo a sua modalidade nas competições HEMA.

Mais fotos efectuadas por Nuno Antunes / Revelamos.com

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Escola do Santo Condestável
Fotos: Escola do Santo Condestável – Temple Camp Martial Arts – Nuno Antunes / Revelamos.com

Parceiros

Deixe uma resposta