JOGOS DO RIO VOLTAM A DAR VIDA AO AREAL DE BARCELINHOS

Foto: Amigos da Montanha
Depois de um ano de interregno, os Jogos do Rio estão de regresso.
Já animaram o areal de Barcelinhos no primeiro de quatro sábados repletos de desporto, convívio e espírito comunitário.
Leia também
RIO 2025, JOGOS, DESPORTO, TORNEIOS E DIVERSÃO
Jogos do Rio vai para a 24.ª edição
A 24.ª edição da iniciativa é promovida pelos Amigos da Montanha, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, a Junta de Freguesia de Barcelinhos e os Bombeiros de Barcelinhos.
Arrancou com centenas de participantes, num regresso muito aguardado por todos os que reconhecem o valor deste espaço único junto ao rio Cávado.
O evento, marca registada e iniciativa promovida pelos Amigos da Montanha desde 1999.
Volta a afirmar-se como um momento de celebração do território, envolvendo atletas de todas as idades, famílias, associações locais e instituições parceiras.
Futebol, voleibol, orientação, atletismo, canoagem, dança, workshops, ações ambientais e muitas surpresas fazem dos Jogos do Rio uma alternativa à praia e um convite a redescobrir o potencial do areal de Barcelinhos.
Na cerimónia de abertura, Lim Costa, diretor dos Jogos do Rio, não escondeu a emoção ao regressar a um espaço que conhece como poucos.
“Depois de um ano de paragem, não foi fácil voltar. A configuração do areal mudou, o leito do rio também.
Mas queremos continuar por aqui mais 20 ou 30 anos. Com os passadiços, este cenário melhorou e temos aqui a nossa praia, o areal de toda a gente”, afirmou.
Deixou ainda um apelo para que os recentes arranjos nas margens do Cávado se traduzam numa ocupação sustentável e viva do espaço ao longo de todo o verão.
“Desde 1999 que não desistimos do rio. E vamos continuar”
Américo Alves, presidente dos Amigos da Montanha, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, da Junta de Freguesia de Barcelinhos e dos patrocinadores.
Lançando o mote para o resto da edição:
“Estamos preparados para que sejam os melhores Jogos do Rio de sempre. Desde 1999 que não desistimos do rio. E vamos continuar.”
A resiliência dos AM foi também destacada pelo presidente da Junta de Barcelinhos, Rui Peixoto, que relembrou como a associação conseguiu transformar um espaço abandonado num ponto nobre da freguesia e do concelho.
Em representação do município, Filipe Pinheiro deixou palavras de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e manifestou total apoio para o Executivo continuar a colaborar com os Amigos da Montanha.
Plataforma no Cávado é uma das novidades da edição dos Jogos do Rio deste ano
Em todas as edições, os Amigos da Montanha procuram inovar, criando mais e novas formas de atrair pessoas para o areal.
Apesar de ainda só ter havido um sábado de atividades, a plataforma flutuante colocada no Cávado, onde muitos já jogaram futebol ou voleibol, tem sido um dos prontos de maior atração na edição deste ano.
E promete continuar a agitar as águas do Cávado nos próximos sábados!
Atividades para todos, com o rio no centro da ação
No primeiro sábado da edição de 2025, para além dos torneios desportivos, os Jogos do Rio contaram com ações de sensibilização ambiental, atividades dinamizadas pelos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e uma animada aula promovida pelo Máximo Gym.
Destaque ainda para a tenda da Ética, dinamizada em parceria com o IPDJ, e o atelier de olaria com o artesão Fernando Pereira.
Duas propostas que reforçam a dimensão educativa e cultural da iniciativa e dos Amigos da Montanha, entidade detentora da Bandeira da Ética e distinguida como Melhor Entidade Nacional, em novembro do ano passado, na primeira vez que o IPDJ, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, atribuiu o Prémio de Boas Práticas da Bandeira da Ética.
Na altura, os Amigos da Montanha receberam, ainda, recorde-se, a Bandeira da Ética de Bronze, como resultado das duas certificações consecutivas obtidas, a Bandeira que no último sábado, juntamente com a dos Amigos da Montanha, foi colocada no topo da Parede de Escalada, assinalando a abertura oficial desta edição dos Jogos do Rio.
Quatro sábados, um objetivo: viver o rio e o território
Os Joracarsil Jogos do Rio regressam no próximo sábado, 28 de junho e depois a 5 e 12 de julho, sempre com início pelas 14h15.
O programa inclui torneios, escalada, canoagem, insufláveis, workshops, dança, aulas de grupo, sorteios, atividades educativas e ambientais e muito mais.
Como sempre, a entrada é livre e o convite é aberto a toda a comunidade!
Mais do que uma iniciativa desportiva, os Jogos do Rio são uma afirmação de pertença, um movimento que une tradição, sustentabilidade, saúde e bem-estar.
“Porque este rio é de todos. E esta… é a nossa praia.”