Judo | Novos Campeões Nacionais conhecidos em Odivelas
Na tarde de 8 de novembro, ficou-se a conhecer os novos campeões Nacionais Seniores de Judo 2014, sendo 13 categorias disputadas nesta edição. Diogo Silva (+100 Kg) foi o único judoca a revalidar o título do ano transato, Joana Costa (+70 Kg) foi novamente campeã, repetindo o feito da época passada, só que numa nova categoria.
No setor feminino, foram disputadas 6 categorias de peso, com 43 atletas femininas distribuídas pelos seus pesos respetivos: Joana Costa (+70 Kg) voltou a ser campeã nacional, atuando numa categoria diferente do que no ano passado, onde venceu a categoria de +78 Kg. Joana Diogo (-48 Kg), Marta Santos (-52 Kg), Filipa Almeida (-57 Kg), Ana Cachola (-63 Kg) e Andreia Zeferino (-70 Kg) foram as judocas que se consagraram ampeãs nacionais nas suas categorias.
No setor masculino, Diogo Silva conseguiu revalidar o seu título de campeão nacional na categoria de +100 Kg, uma das sete em prova nos homens. Nas restantes categorias, Gonçalo Mansinho (-60 Kg), Sergiu Oleinic (-66 Kg), Bernardo Tavares (-73 Kg), Luis Carmo (-81 Kg), Tiago Rodrigues (-90 Kg) e Pedro Silva (-100 Kg) completaram o lote restrito de vencedores e transportam para a próxima época o título de campeão nacional.
Numa das edições que juntou mais participantes, com um total de 159 judocas, o nível praticado em Odivelas foi dos mais competitivos dos últimos anos, existindo bastante equilíbrio em todas as categorias, oferecendo um grande espetáculo ao muito público presente nas bancadas do Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Declarações:
Rui Vieira – Diretor técnico nacional da Federação Portuguesa de Judo
“Fazemos um balanço extremamente positivo deste Nacional, esta é a prova Rainha do Judo português, sendo a competição para que todos os judocas a nível nacional fazem a sua preparação, pois um título num campeonato desta importância é sempre um marco na carreira de cada atleta. Foi uma prova bastante concorrida, com muitas participações e com muito público presente e aquilo que mais gostaríamos e que se juntassem a este grupo, as nossas referências do Judo nacional. Nem todos é possível estarem, têm compromissos na preparação para a qualificação olímpica, mas todos os judocas que combateram apresentaram um excelente nível, fruto da qualidade e do trabalho que tem sido desenvolvido em Portugal. ”
Sergiu Oleinic – Campeão nacional -66 Kg
“É sempre bom ganhar, há muito tempo que tentava alcançar a medalha de ouro no nacional e finalmente chegou o dia da consagração. Fiquei muito feliz por defrontar na final, um judoca que é meu colega no Sporting, um atleta bastante novo e com muito potencial, e que espero que continue a ter estes resultados. Este é um novo alento que tenho para o apuramento olímpico, que é um sonho, que vou alimentar enquanto puder, trabalhando arduamente para alcançá-lo.”
Joana Diogo – Campeã nacional -48 Kg
“Estou muito satisfeita com a minha prestação, este era o meu objetivo definido e consegui alcançá-lo e estou bastante feliz. Vinha com as expectativas de defrontar a anterior campeã nacional, Leandra Freitas, mas esta não esteve presente e então senti-me na obrigação de conquistar esta prova.
Esta foi uma prova bastante competitiva, com novos valores que eu não conhecia, defrontei na final, a Catarina Costa, que conheço à muitos anos e fiquei feliz por vencer. Este título serve para continuar a trabalhar, ainda como júnior e depois então, entrar definitivamente no escalão sénior. ”