TRÊS PORTUGUESES ENTRE OS MELHORES JUDOCAS CEGOS E BAIXA VISÃO

O IBSA Grand Prix Portugal 2023 cumpre-se nos dias 30 e 31 de janeiro, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. Portugal recebe, pela primeira vez, a prova do circuito mundial da IBSA (International Blind Sports Association).

O evento reúne os Melhores Judocas Cegos e Baixa Visão do Mundo, num total de 103 Judocas (70 Masculinos e 33 Femininas) em representação de 25 Países, incluindo 3 Portugueses.

A competição concede pontos para o ranking mundial, fazendo parte do processo de qualificação paralímpica para Paris 2024.

Portugal representado por três judocas

O evento realiza-se na sequência do Grand Prix Portugal 2023 (27-29 janeiro), prova do Circuito Mundial da International Judo Federation – IJF.

Aproveitando as condições logísticas implementadas para a realização do evento da IJF, a Federação Portuguesa de Judo – FPJ, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência – FPDD e a IBSA, organizam o evento que conta com a presença de 103 Judocas de 25 Países.

Portugal conta com a presença de 3 Atletas: Miguel Vieira (-60 kg J1), Nuno Rocha (-73 kg J2) e Rúben Gonçalves (-73 kg J2), acompanhados pelo Treinador Jerónimo Ferreira.

Djibrilo Iafa (-73 kg J1), que se encontra a recuperar de lesão, é a principal baixa na seleção lusa.

IBSA Grand Prix em Portugal 2023 pela primeira vez

É uma grande honra receber pela primeira vez um IBSA Grand Prix em Portugal!

A Federação Portuguesa de Judo está empenhada em tornar este Evento uma referência, não só a nível organizacional, mas também do ponto de vista desportivo.

A FPJ está motivada em fazer um evento memorável.

Gostaríamos também de assegurar que todas as medidas de segurança e proteção serão tomadas para garantir a saúde e proteção de toda a Família do Judo. Gostaríamos de agradecer ao Governo Português, à Câmara Municipal de Almada e a todos os nossos patrocinadores e parceiros pelo seu apoio.

Além de estender a nossa mais profunda gratidão e apreço ao Presidente da IJF – Sr. Marius Vizer, pelo apoio e confiança na organização deste evento.

Em nome da FPJ, desejamos a todos os judocas um torneio de sucesso e uma agradável estadia em Portugal” afirma a Direção da FPJ na antevisão do evento.

O Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com DeficiênciaFausto Pereira, refere que “A FPDD é membro efetivo da International Blind Sports Association – IBSA – e mantém uma parceria com a Federação Portuguesa de Judo – FPJ – que tem a governação do Judo em Portugal.

Essa parceria tem contribuído para o desenvolvimento do Judo para pessoas com deficiência e temos o prazer de participar na organização deste evento, que estamos seguros que vai ser um sucesso.

Saudamos todos os judocas, técnicos e dirigentes do IBSA e FPJ e esperamos que todos tenham uma estadia agradável em Portugal.

O primeiro dia do evento da IBSA está agendando para segunda-feira, 30 de janeiro.

As eliminatórias estão previstas para as 10h00, com as categorias J1 -48kg, J2 -48kg e J2 -57 kg femininas e -60kg J1, -73kg J1, -60kg J2 e -73kg J2 masculinas em ação.

Os 3 Judocas Portugueses combatem neste dia inaugural.

Parceiros

Deixe uma resposta