Julian Espinoza, Campeão do Mundo de Biatle Moderno

Campeonato do Mundo de Biatle em Batumi (Geórgia)
Ricardo Batista, Ricardo Rego e João Nuno Batista com medalha de bronze

O Campeonato do Mundo de Biatle Moderno que se disputou em Batumi (Geórgia), no passado dia 20 de Setembro, ficou na história da Escola de Triatlo de Torres Novas, com Portugal a arrecadar 7 brilhantes medalhas individuais na vertente de Biatle Moderno, na presença de 35 nações representadas por cerca de 500 atletas, das quais 4 medalhas foram conquistadas pelos seguintes atletas torrejanos:
– YC (Iniciados) – Julian Espinoza – CAMPEÃO DO MUNDO (OURO)
– SEN (Séniores) – Ricardo Rego – BRONZE
– YB (Juvenis) – Ricardo Batista – BRONZE
– YE (Benjamins) – João Nuno Batista – BRONZE
Referência ainda para mais duas medalhas por EQUIPAS para Portugal, fruto dos resultados individuais dos atletas torrejanos em Iniciados e Séniores:
– SEN (Séniores) – Ricardo Rego – OURO
– YC (Iniciados) – Julian Madrigal, José Pedro Vieira e Salvador Sottomayor – PRATA
PAULO ANTUNES, o treinador e fundador da Escola de Triatlo de Torres Novas em 2009, comentou no seu facebook que: ”Existem dias memoráveis e certamente este será mais um deles. Faço o que gosto e sinto um orgulho enorme do grupo que treino. Para a história fica um registo muito interessante para a cidade de Torres Novas que consegue alcançar resultados de grande nível nos escalões mais jovens. Julian Espinoza campeão do Mundo, José Pedro Vieira 4° lugar e Salvador Sottomayor 14° no escalão de YOUTH C. Ricardo Batista medalha de bronze YOUTH B, Joana Miranda (que competiu adoentada) 14°lugar no mesmo escalão e João Nuno Batista que consegui uma medalha de bronze no escalão YOUTH E (PARABENS Marco Sousa pelo resultado do teu atleta).
Após mais uma demonstração de entrega e superação dos nossos atletas, só espero que desta vez algumas pessoas não se esqueçam do que esses atletas têm feito em prol do Clube e de Torres Novas. De referir ainda a prestação de Ricardo Rego, atleta sénior que se juntou este ano ao nosso Clube e que conseguiu também ele obter a medalha de bronze.
Parabéns também aos outros atletas que representaram a nossa seleção e ao treinador Nuno Rijo pelo trabalho desenvolvido com os seus atletas.”
Porém, a participação portuguesa não se ficou por aqui, com os restantes atletas da equipa nacional a obterem resultados de grande valia e que dignificaram a participação lusa no evento:
– SEN (Séniores) – Gonçalo Oliveira – 6º lugar
– SEN (Séniores) – Tiago Sousa – 8º lugar
– YA (Júniores A) – Afonso Feijão – 7º lugar
– YC (Iniciados) – Margarida Lopes – 10º lugar
– YC (Iniciados) – Maria Tomé – 11º lugar

Texto e fotos: Paulo José Catarino Vieira / Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas