Karel Hník estreia-se em representação da EFAPEL

Karel Hník

Karel Hník

O Dia da Liberdade este ano será celebrado com um sabor especial e a pedalar, com a estreia do checo Karel Hník.

Este domingo 25 de Abril, a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL parte para a estrada para disputar a quarta edição da Clássica Aldeias do Xisto.

Considerada uma das mais exigentes provas de um dia do calendário nacional, o duro percurso vai unir a Benfeita, no concelho de Arganil, ao Fajão, Pampilhosa da Serra, ambas Aldeias do Xisto.

Após ter sido cancelada o ano passado, em virtude da pandemia, 2021 traz de volta a Clássica Aldeias do Xisto, uma prova que tem um gosto especial para a formação de Águeda, tendo em conta que vai correr um território bem conhecido e considerado a segunda casa da equipa, que tem as Aldeias do Xisto como patrocinador e estando na Lousã (Serpins) a sede do naming sponsor, EFAPEL S.A..

Texto / Fotos: EFAPEL

Página da equipa.

EFAPEL preparou uma surpresa convocando Karel Hník

Para domingo alinham oito corredores da EFAPEL, que preparou uma surpresa, ao convocar o mais recente reforço que acaba de chegar a Portugal para esta clássica: Karel Hník.

Karel Hník é checo, tem 29 anos e é um puro trepador. Vão acompanhá-lo Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, Rafael Reis, António Carvalho, Mauricio Moreira, Javier Moreno e Fábio Fernandes, corredor natural da Lousã.

Karel Hník

A corrida conta para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e este ano tem um percurso de 142,1 km, com um acumulado de subida de 2700 metros.

A partida é às 12 horas da Aldeia do Xisto da Benfeita (Arganil), terminando em Fajão (Pampilhosa da Serra) entre as 15.30 e as 16 horas.

O terreno será para trepadores, com os últimos 42 km antes da meta a apresentar três prémios de montanha: o primeiro em Cerdeira, aos 100 km (terceira categoria), o segundo aos 126,3 km em Cêpos (prémio de montanha de primeira categoria, 4300 metros de subida com inclinação média de 8,4%) e o terceiro na meta (segunda categoria), uma escalada de 2500 metros com inclinação média de 7,3%.

Para Rúben Pereira “trata-se de uma corrida importante do nosso calendário, disputada no território do nosso patrocinador Aldeias do Xisto.

Será certamente uma corrida bem disputada, num terreno seletivo”.

O diretor desportivo da EFAPEL entende que “é sempre importante sentir o pulso de todos os nossos adeptos ao longo das estradas.

Sabemos que na Lousã a nossa equipa tem uma forte massa associativa.

Por esse motivo será também importante a nossa passagem pelo território da Lousã”.

Cadetes da Escola da EFAPEL também correm este fim-de-semana

No mesmo dia da Equipa Profissional, domingo, mas em Paços de Ferreira, inicia-se a fase de apuramento inter-regional da Taça de Portugal de Cadetes, que conta com a participação dos corredores deste escalão da EFAPEL – Escola de Ciclismo de Águeda, para disputar o II GP de Ciclismo Capital do Móvel – Manuel Cardoso.

Uma prova com 63,6 km, que inicia às 10.30 horas e termina pouco depois do meio-dia, no Parque Urbano de Paços de Ferreira, local que recebe a partida e a chegada.

Telmo João Pinão e Bernardo Vieira

EFAPEL PARACYCLING na Copa de España de Ciclismo Adaptado

Hoje, dia 24 de abril, a EFAPEL PARACYCLING participou na Copa de España de Ciclismo Adaptado – “4.º Gran Premio Ciudad de Badajoz”.

Os seus dois ciclistas Telmo João Pinão (classe C1) e Bernardo Vieira Paraciclista (C2) que representam a EFAPEL PARACYCLING ganhou o “4.º Gran Premio Ciudad de Badajoz”, prova da Copa de España de Ciclismo Adaptado.

Os dois atletas que compõe a equipa da EFAPEL tinham como principal objetivo ganhar ritmo competitivo, numa prova onde correram mais portugueses e saem satisfeitos com o resultado.

Além do ritmo ser diferente da prova da semana passada, em Sangalhos (Anadia), hoje tratou-se de uma prova em linha, com mais participantes em cada categoria.

O próximo desafio dos dois atletas do projeto EFAPEL/ APCA PARACYCLING é no dia 2 de maio, onde vão correr pela equipa na Flandres, Bélgica, a prova “Paracycling Classics Ronde In Flanders“, sendo a primeira vez a nível mundial que vai realizar-se uma clássica de paraciclismo.

Ainda na Bélgica, na semana seguinte Telmo Pinão e Bernardo Vieira representam a Seleção Portuguesa de Paraciclismo em Oostend, na Taça do Mundo – 2021 UCI Para-Cycling Road World Cup – TBD (Road) -, competição onde a Equipa vai dar tudo para conseguir os melhores resultados, cada um na sua categoria.

Parceiros

Deixe uma resposta