LAMPAS, ATRACÇÕES NATURAIS POR DESCOBRIR

Foto: Organização Trilho das Lampas

Uma organização do Meia Maratona de S. João das Lampas – Grupo de Dinamização Desportiva, em parceria com a Sociedade Recreativa, Desportiva e Familiar de S. João das Lampas, com o apoio média de OPraticante.pt, vai permitir a organização do IX Trilho das Lampas.

Fonte: António Soares // OPraticante.pt
Fotos: Cedidas pela organização

13 Maio 2023…..reserva a data

Em declarações a OPraticante.pt a organização referiu “Haverá algumas alterações em relação aos últimos anos, nomeadamente, o regresso às origens, com uma distância única, de 20 Km.

Encurtámos o longo e “esticámos” o curto, pelo que haverá um único percurso que está a ser ultimado e que queremos muito que seja do vosso agrado.

Lembramos, também que, infelizmente, não podemos utilizar a faixa costeira a Norte da Praia da Samarra, o que nos obrigou a redesenhar o traçado.

Chegaremos à Praia SIM, mas não podemos ir além dela. Isto, porque a faixa entre Samarra e S. Julião, para além da instabilidade das arribas, é considerada uma zona de ultrassensível em termos da biodiversidade que é preciso preservar.

Mas, encontraremos, com certeza, atracões naturais por descobrir e que serão do vosso agrado.

Inscrições

Regulamento

Página do evento

Foto: Organização Trilho das Lampas

O Trilho das Lampas está de volta

O Trilho das Lampas é uma prova noturna, com inicio pelas 19h30, de dia 13 de maio, que será realizada em São João das Lampas, constituída por uma prova competitiva de 20km, a contar para o Circuito de Trail da Associação de Atletismo de Lisboa, e uma Caminhada de carácter não competitivo, com cerca de 10Km.

O seu percurso situa-se ao longo da bacia hidrográfica da Ribeira da Samarra, com grande parte dele integrado no Parque Natural Sintra-Cascais e tem um desnível acumulado de cerca de 500m, sendo o seu ponto alto o facto de podermos assistir ao pôr-do-sol, sobre o Oceano.

Foto: Organização Trilho das Lampas

Ao longo da prova, passará por moinhos de vento, quedas de água, azenhas, praias e, fontanários, e poderá ainda passar por alguns dos vestígios Romanos existentes na freguesia.

Muitos dos caminhos percorridos têm importância histórica para a região, muitos deles representavam importantes vias de ligação entre as localidades da freguesia, antes da chegada do transporte rodoviário.

Foto: Organização Trilho das Lampas

O percurso pode ser dividido em 3 secções temáticas:

A primeira secção será o designado trilho dos moleiros, a desenrolar ao longo de caminhos por onde se abasteciam de trigo as azenhas e moinhos;

Uma 2ª secção, junto ao mar, designada por trilho dos pescadores, decorre ao longo de caminhos utilizados até aos dias de hoje pelos pescadores na pesca à linha;

E por fim, uma 3ª secção designada trilho dos romanos, onde os atletas poderão passar por alguns dos vestígios Romanos existentes na região.

Foto: Organização Trilho das Lampas

A parte final da prova deverá ser feita durante a noite para a maioria dos atletas, pelo que a utilização de frontal ou alguma forma alternativa de iluminar o caminho e assinalar a presença do atleta, é obrigatória.

Parceiros

Deixe um comentário