Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Le mans está de volta, a espera terminou

Depois de uma longa espera, chegam finalmente as 24 Horas de Le Mans, a mais icónica prova de resistência do mundo.

Os melhores pilotos e equipas lutam pela vitória numa batalha onde a noção de resistência perdeu terreno para a velocidade.

São, verdadeiramente, 24 horas ‘a fundo’

As marcas mais conceituadas de automóveis competem pela glória no histórico Circuito de la Sarthe, em Le Mans, França, onde uma volta ultrapassa os 13,6 km e as médias rodam os 250 km/h, “brincando” para lá dos 350 km/h nas zonas mais velozes da pista.

A 88.ª edição de Le Mans conta com dois pilotos portugueses em pista na categoria LMP2 e as expectativas são elevadas.

Le Mans

Filipe Albuquerque lidera o campeonato da categoria junto com o companheiro de equipa, o britânico Philip Hansen, quando faltam apenas duas corridas para o final da temporada. Somam 120 pontos cada.

Os pilotos da United Autosports vêm de três vitórias nas últimas corridas, no Bahrein, EUA e Spa-Francorchamps (Bélgica).

António Félix da Costa, que recentemente se sagrou campeão de Fórmula E, volta a marcar presença nas 24 Horas de Le Mans, à semelhança de anos anteriores.

António Félix da Costa

Esta época, o piloto da Jota participou em cinco corridas, tendo ganho as 4 Horas de Xangai, na China, em novembro do ano passado, e garantido ainda presença no pódio noutras três provas, pelo que as expectativas são elevadas também.

Destaque ainda para a presença da equipa portuguesa da Algarve Pro Racing com dois carros na categoria LMP2.

Português vai dar a partida de Le Mans

Este ano, pela primeira vez será uma personalidade lusa a dar a partida de Le Mans.

Carlos Tavares, presidente do Conselho de Administração do grupo PSA, foi o escolhido pela organização da prova para agitar a bandeira que dará o início da corrida.

Le Mans
Carlos Tavares

Para além dele estarão ainda em Le Mans, os portugueses Eduardo Freitas, como Diretor de Corrida, e Pedro Couceiro, ao volante de um dos ‘safety car’.

O Eurosport dará total cobertura ao evento em Le Mans, a partir de dia 17 de setembro, emitindo treinos livres, qualificação, super-pole, ‘warm-up’ e corrida, bem como programas complementares com a melhor análise.

Em 2020, pela primeira vez, a histórica corrida não contará com a presença de público nas bancadas devido à pandemia da COVID-19.

Os pilotos

Filipe Albuquerque –Estou mais ansioso pelas 24 Horas de Le Mans de este ano do que nos anos anteriores porque tenho um carro muito competitivo, ou seja, igual aos outros, coisa que nos últimos 4 anos não aconteceu.

Somos candidatos à vitória, mas sei que Le Mans é especial, e apesar de termos que ser rápidos, nem sempre ganha o mais rápido.

Vai ser um ano estranho ter Le Mans sem público, mas acredito que o Eurosport e Le Mans estão a fazer de tudo para dar a melhor cobertura possível.

António Félix da Costa –Está a chegar a maior e mais desafiante corrida do mundo.

Será a minha primeira vez de LMP2 em Le Mans, o nível competitivo está muito alto, mas acredito que temos boas chances de discutir um bom resultado.

A chave será a regularidade e evitar cometer erros e estar fora das confusões.

A equipa está motivada e eu, o Anthony e o Roberto temos a lição bem estudada, portanto venha dai Le Mans, mal posso esperar!

Le Mans

Uma edição de Le Mans única e com algumas novidades!

Como consequência da atual pandemia de COVID-19, pela primeira vez na sua história, as 24 Horas de Le Mans decorrerão à porta fechada.

No entanto, os fãs vão poder acompanhar toda a corrida através do Eurosport.

Ao contrário do habitual, este ano as 24 Horas de Le Mans realizam-se em setembro, mais próximo do outono e não em junho.

Deste modo, a corrida terá mais horas noturnas, resultando numa temperatura de pista mais fria. Algo que pode representar a edição mais rápida de sempre.

A tradicional sessão de qualificação das 24 Horas de Le Mans foi alterada. Este ano passam as duas sessões, com o objetivo de incentivar a velocidade pura e o espetáculo em pista.

A qualificação vai decorrer na quinta-feira e no final desta sessão dos 24 concorrentes, os seis mais rápidos de cada categoria, vão disputar no dia seguinte, sexta-feira, a nova ‘Hyperpole’, que determinará os seis primeiros lugares para cada uma das quatro categorias.

Sessenta carros e 180 pilotos participam nas 24 Horas de Le Mans 2020 (6 protótipos LMP1, 24 protótipos LMP2, 8 LMGTE Pro e 22 LMGTE Am).

Os britânicos constituem o maior contingente com 34 pilotos na lista provisória de inscritos, e a França é representada por 29.

Números recorde de Le Mans

Piloto com maior número de vitórias – Tom Kristensen – 9

Piloto com maior número de vitórias consecutivas – Tom Kristensen – 6

Nação com maior número de vitórias – França – 43

Piloto

Com maior número de participações – Henri Pescarolo – 33

Mais jovem de sempre a vencer a geral – Alexander Wurz – 22 anos 91 dias

Mais jovem de sempre por categoria – Julien Andlauer – 18 anos, 352 dias

Vencedor mais velho de sempre – Luigi Chinetti – 47 anos, 342 dias

Mais jovem de sempre a competir – Matt McMurry – 16 anos, 202 dias

Mais velho de sempre a competir – Jack Gerber – 68 anos, 110 dias

Com maior número de presença sem nunca acabar a corrida – Hans Heyer – 14

Maior número de pódios – Tom Kristensen – 14

Com maior número de pole positions – Jacky Ickx – 5


Volta mais rápida desde 1989 – Kamui Kobayashi – 3:14.791 (pole position)

Volta mais rápida em corrida – Mike Conway – 3:17.791

Maior número de voltas – 397

Maior distância cumprida – 5410.713 km

Velocidade máxima alcançada – 407 km/h

Maior número de carros em prova – 61 (2019)

Maior número de espetadores – 400.000 em 1969

Construtora com maior número de vitórias – Porsche – 19

Carro com maior número de vitórias – Audi R8 – 5

Equipa com maior número de vitórias – Joest Racing – 13

Junte-se à grande festa das 24 Horas de Le Mans no Eurosport que leva até si uma edição muito especial no fim-de-semana de 19 para 20 de setembro.

Faça uma direta e acompanhe a mais icónica corrida de carros de resistência do mundo.

Sitio oficial do evento.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta