O DESAFIO EM LEIRIA É CORRER OU CAMINHAR DE MAPA NA MÃO

mapa

Foto: Leiria Desporto

Juntam-se às 19:20 horas no Parque da Fonte Quente, em Leiria, e, ao contrário de muitos outros grupos, não vão apenas correr ou caminhar.

Aqui, há um pretexto para que a atividade física não seja feita “a seco”.

E o segredo é um mapa, impresso numa folha A3, que vai balizar, justificar e influenciar todos os movimentos que vão ser feitos a partir daquele momento.

É assim todas as terças-feiras e esta não será exceção. A iniciativa Corrida com Mapa, do Clube de Orientação do Centro, vai já para 18.ª edição e tem “corrido bastante bem”.

Inscrições

Fonte: Leiria Desporto

Corrida com Mapa, do Clube de Orientação do Centro

Tivemos de apalpar terreno até encontrar um formato que servisse as várias pessoas que se juntam a nós, porque é um grupo muito heterogéneo.

Há os que dominam a orientação, outros que estão a aprender, há uns que querem correr e outros que preferem caminhar”, explica Carlos Monteiro, do clube organizador.

Atualmente, no entanto, o perfil da atividade está definido e permite encará-la de várias formas.

mapa
Foto: Clube de Orientação do Centro

São impressos mapas – “alguns a mais para aqueles que aparecem sem se inscreverem” – onde estão definidos os vários pontos que os participantes deverão visitar, já depois de instalarem a aplicação iOrienteering.com no telemóvel, que possibilita a georreferenciação.

Naqueles 60 minutos, a estratégia assume importância vital para aqueles que tentam somar o máximo de pontos possível.

Outros procuram ser os mais rápidos e outros ainda apenas aproveitam o pretexto para sair da rotina e fazer um treino, de corrida ou caminhada, diferente do circuito habitual.

E assim passam por lugares menos usuais, como a Estação, os Marinheiros ou a zona do cemitério, consoante o mapa utilizado naquele dia: há 11 diferentes.

Aquela hora acaba por passar num instante. “E no final convive-se, trocam-se impressões e tira-se a fotografia” da praxe.

Foto: Clube de Orientação do Centro

Quer experimentar esta terça-feira?

Ainda vai a tempo! Inscreva-se aqui!

Parceiros

Deixe um comentário