Leonor Bessa e Tomás Silva Bicampeões

Leonor Bessa e Tomás Silva estão invencíveis em torneios do Circuito FPG no Algarve em 2016. Em janeiro, iniciaram a época da melhor maneira, triunfando no torneio inaugural deste circuito, no Penina Hotel & Golf Resort. Agora, no Quinta do Vale Golf Resort, um desafiante e difícil desenho do mítico e falecido Severiano Ballesteros, em Castro Marim, Leonor e Tomás ganharam a 4ª etapa do principal circuito para amadores da FPG, ambos com 3 abaixo do Par.

Leonor Bessa
Leonor Bessa e Tomás Silva

Leonor Bessa já na Europa

Entretanto, Leonor Bessa partiu para o Campeonato da Europa Individual Amador Feminino, que já se iniciou em Gotemburgo, na Suécia, e foi cheia de confiança: «Foi uma semana exigente mas dá-me confiança para o Europeu, sem dúvida! Sinto-me preparada e com vontade de superar-me», disse a jogadora do Club de Golf de Miramar que, na semana passada também conquistou o Campeonato Nacional de sub-18.

Leonor Bessa somou 141 pancadas, 3 abaixo do Par, depois de voltas de 72 e 69, sendo a única das 10 participantes a jogar abaixo do Par. Em 2º lugar (+8) ficou a algarvia Sara Gouveia (76+76), do Laranjas Clube. Foi a melhor classificação de sempre de Sara Gouveia em torneios do Circuito FPG, poucos dias depois de ter sido 3ª classificada no Campeonato Nacional de sub-18.

Quanto a Tomás Silva, do Club de Golf do Estoril, totalizou as mesmas 141 (-3), também foi o único dos 36 competidores a ficar abaixo do Par aos 36 buracos, mas as suas voltas foram de 67 e 74, deixando a 4 pancadas de distância o 2º classificado (+3), Pedro Clare Neves (74+71), de Miramar.

Também neste caso, o 2º lugar foi o melhor de Pedro Clare Neves em torneios do Circuito FPG. «Estou muito satisfeito e é bom ver que o meu empenho e as horas de treino estão a dar frutos», disse o jovem de Miramar.

Tomás Silva o único a vencer mais do que um titulo

Desde o início da época, só Tomás Silva conseguiu vencer mais do que um título em eventos deste nível, colecionando três títulos individuais pontuáveis para o Ranking Nacional BPI, no Penina, na Lisbon Cup (no Lisbon Sports Club) e na Quinta do Vale. E a boa forma é evidente, dado que ainda há duas semanas foi 6º classificado na primeira fase do Campeonato da Europa Amador por Equipas, em França.

«Todas as vitórias são importantes. Mostram que o trabalho que tem sido feito está a ser bem feito e ai tenho de dar uma palavra ao presidente do meu clube, José Sousa e Melo, que tem puxado por mim e tem insistido bastante no planeamento da volta e acho que os resultados mostram isso mesmo. Mas claro, esta vitória dá mais força e vontade para continuar a trabalhar mais e melhor e perseguir mais títulos», comentou Tomás Silva ao Gabinete de Imprensa da FPG.

Embora já tenha sido campeão nacional amador em três ocasiões e este ano “só” tenha conseguido sagrar-se vice-campeão nacional amador, é exatamente em 2016 que Tomás Silva está a dominar mais a concorrência. Veja-se como todos os outros jogadores têm, de máximo, um título em torneios deste nível: Afonso Girão na Estela, Pedro Lencart no Campeonato Nacional Absoluto Peugeot (no Oporto Golf Club), João Girão na Taça Kendall, Tomás Bessa em Praia d’El Rey e Pedro Clare Neves na Taça R.S. Yetman (em Miramar).

Tomás Silva pode ser o nº1 Ranking Nacional

Isso significa que Tomás Silva está melhor colocado do que nunca para terminar o ano como nº1 do Ranking Nacional BPI/FPG que lidera neste momento: «Tem sido um bom ano. Tenho conseguido manter-me na luta pela vitória em todos os torneios nacionais e os três títulos mostram isso mesmo. O nº1 (do Ranking Nacional BPI) é dos poucos títulos que me faltam conquistar. Nos últimos três anos terminei em 3°,2° e 2°. Conquistar o ranking foi um dos objetivos que tracei para esta época».

Leonor Bessa e Joana Silveira são as únicas com dois títulos a este nível

Leonor Bessa, por seu lado, já sabe o que é ser nº1 nacional amadora. Foi ela quem terminou 2015 na 1ª posição do Ranking Nacional BPI. Este ano, devido à fratura num osso de uma mão que a manteve afastada quatro meses, surge apenas na 3ª posição do ranking comandado pela campeã nacional amadora, Joana Silveira. No entanto, em 2016, Leonor Bessa e Joana Silveira são as únicas com dois títulos a este nível, pois venceu no Penina e na Quinta do Vale, enquanto Joana Silveira impôs-se em Praia d’El Rey e no Campeonato Nacional Absoluto Peugeot. Beatriz Themudo, que também partiu para o Europeu, foi a melhor na Estela.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: FPG
Fotos: Rui Frazão

Parceiros

Deixe uma resposta