LILIANA CÁ CONQUISTA A PRATA NO DISCO

Liliana Cá - Foto: ETC 2025
Depois Jéssica Inchude reconquistar anteontem o ouro no lançamento do peso, na Taça da Europa de Lançamentos, que decorreu este fim-de-semana, em Nicósia, no Chipre, o destaque vai para Liliana Cá.
Leia também
JÉSSICA INCHUDE DE OURO NA TAÇA DA EUROPA
Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo
Liliana Cá conquistou a quinta medalha nesta competição
Ontem foi a vez de Liliana Cá carimbar a sua quinta medalha nesta competição, no lançamento do disco, desta vez, a de prata, com 62,66 metros, a melhor marca nacional da disciplina nesta temporada.
Liliana Cá, que conquistou a medalha de prata em 2023, a de ouro em 2021 e duas medalhas de bronze, uma em 2017, ainda sub-23, e a outra em 2022.
A portuguesa liderou o concurso até ao quarto ensaio, no qual lançou 62,66 metros.
Depois de dois ensaios nulos, a portuguesa, treinada por Luís Herédio Costa, deixou escapar a liderança para a sueca Vanessa Kamga.
Sueca que ao quinto ensaio garantiu o ouro, com um lançamento de 63,25 metros, ultrapassando Liliana Cá, que até aí detinha também a melhor marca mundial do ano.
Na resposta, a portuguesa fez um sexto ensaio nulo e a sueca terminou com um novo lançamento acima dos 62 metros.
Mariana Câmara e Catarina Flor com prestações perto do Top10
Ainda do lado feminino, Mariana Câmara classificou-se em 12.º lugar no lançamento do peso sub-23, com a marca de 13,32 metros.
Catarina Flor foi 13.ª no lançamento do martelo, também no escalão sub-23, com um melhor ensaio de 55,08 metros.
Prestações portuguesas masculinas
Nas restantes provas, todas masculinas, o recordista de Portugal, Tsanko Arnaudov, que tem uma medalha de prata nesta competição, conquistada em 2016.
Terminou a sua prestação nesta edição, com um 5.º lugar no lançamento do peso.
O também recordista de Portugal e medalha de prata nesta competição, mas em 2022, Leandro Ramos, obteve ontem o 9.º lugar na tabela classificativa, com um melhor lançamento do dardo a 77,18 metros.
Décio Andrade classificou-se na 9.ª posição, no lançamento do martelo sub-23, com a marca de 69,38 metros.
João Fernandes, com um melhor lançamento de 67,45 metros, foi 10.º no dardo sub-23.
Portugal termina a sua prestação na Taça da Europa de Lançamentos 2025, no 5.º lugar do medalheiro coletivo, com uma medalha de ouro e outra de prata, exa équo com as seleções da Chéquia, da França e da Hungria.
Os resultados completos estão disponíveis aqui.