LINHAS DE TORRES UM DESAFIO HISTÓRICO

O Linhas de Torres – Running Challenge, que terá lugar no próximo dia 15 de abril é um evento desportivo com apoio técnico da Xistarca, que homenageia todos aqueles que participaram na construção das Linhas de Torres e os que lutaram pela defesa do país durante o período das Invasões Francesas.
Sitio oficial do evento
Página do evento
Linhas de Torres
Se há duzentos anos atrás este importante sistema defensivo, constituído por três linhas defensivas, estendia-se entre o Tejo e o Atlântico por dezenas de quilómetros traçados pelo Marechal Wellesley (mais tarde Duque de Wellington).
Atualmente, fomentando o carácter cultural e, também, desportivo, se promove a sua visita daquele que foi o maior e mais eficaz sistema defensivo construído na sua totalidade com a participação da população, gente anónima, na defesa do seu País como, tão bem nos dão a conhecer os diferentes espaços museológicos e interpretativos desenvolvidos pela Rota Histórica da Associação das Linhas de Torres.
Estes caminhos eram percorridos por correios militares que voltam a fazer história neste evento solidário a favor daqueles que por Portugal lutaram.
Desafios com distâncias diferentes e a dinâmica do homem e cavalo numa homenagem aos correios militares.
Por uma causa solidária
Estas provas têm caracter solidário revertendo o resultado para a Associação dos Deficientes das Forças Armadas e visam promover a região onde se inserem através da divulgação do seu património material e imaterial, onde as Linhas de Torres têm um papel relevante na vertente do turismo militar.
Do evento deste ano farão parte provas de:
(100 km) trail ultra endurance, entre Vila Franca de Xira e Torres Vedras;
(42 Km) trail ultra, entre Mafra e Torres Vedras;
(10 Km) corrida em estradão, com partida e chegada na ExpoTorres;
e caminhada na Tapada de Mafra, com partida e chegada no Convento Nacional de Mafra (6 km).
Os 100 km poderão também ser disputados por equipas de estafetas de 4 elementos.
As duas maiores provas, pontuam nos Circuitos da Associação de Trail Running de Portugal e integram o calendário mundial de Desporto Militar.
Com efeito as provas de 100 e de 42 km serão o palco que a CISM – Conseil International du Sport Militaire escolheu para a realização do 1st Military Running Challenge, no qual competirão delegações do Brasil, Cabo Verde, França, Portugal, Roménia e Uzbequistão.
A CISM – Conseil International du Sport Militaire é uma (organização líder mundial de desporto militar que através de suas diversas atividades competitivas fomenta o respeito mútuo, a solidariedade entre as forças armadas como meio para a promoção da paz)
Nalguns pontos-chave do percurso haverá apontamentos de recriações históricas que darão mais variedade às provas e terão especial interesse para os elementos das equipas de apoio e de estafetas que não estejam, com especial relevância para os elementos de enquadramentos da delegações militares estrangeiras.