MAIOR EVENTO DE TRIATLO EM PORTUGAL VOLTOU

Foto: Iron Sports
Perto de 4500 participantes regressam ao grande palco das competições de triatlo em território nacional, para competir na 4.ª edição do IRONMAN PORTUGAL-CASCAIS e na 6.ª edição do IRONMAN 70.3 PORTUGAL CASCAIS 2023.
As provas, a realizar este sábado, 21 de outubro, reafirmam o maior evento de Triatlo em Portugal.
Site oficial do evento
IRONMAN e IRONMAN 70.3 Portugal-Cascais no top 3 de melhores cidades anfitriãs no mundo
“Entramos mais uma vez numa edição histórica, por várias razões:
Entre cerca de 200 provas e milhares de atletas, fomos eleitos pelos próprios atletas como o melhor local para uma prova IRONMAN e no top 3 de melhores cidades anfitriãs no mundo.
É com muito agrado que verificamos ter ultrapassado o número de 20.000 participantes e mais de 60.000 acompanhantes desde que trouxemos o IRONMAN para Cascais.
10% da riqueza gerada no país provém do turismo, pelo que esperamos ter assim um contributo significativo para o seu crescimento.
Mas também na mensagem de hábitos de vida saudável e na relação direta de Portugal como destino turístico-desportivo, com um impacto direto na economia local aproximado foi de 6 milhões de euros em 2017, que ascendeu a 20 milhões de euros em 2022 com a introdução da distância full.
O acumulado de impacto na região em todas as edições aproxima-se agora dos 80 milhões de euros.
A nivel desportivo, realço o impacto no crescimento da modalidade – o número de portugueses a participar em provas no estrangeiro era 300, agora ultrapassa os 1000 e de termos nesta edição mais de 800 em todas as provas
O Ecossistema em volta das 3 modalidades está em pleno, vê-se no dia a dia com a constante presença de atletas a treinar no nosso mar, serra, estradas e ginásios com este objetivo.
Contamos este ano com 4500 participantes, 86 nações, 803 mulheres, 809 portugueses, 1407 estreantes e, este ano, a novidade de termos 102 atletas profissionais a competir na prova full” disse Jorge Paulo Pereira, Embaixador da IRONMAN em Portugal.

4500 participantes, 86 nações, 803 mulheres, 809 portugueses, 1407 estreantes
O diretor das provas, Vasco Rodrigues, agradeceu à Câmara Municipal de Cascais e a todos os que tornam possível o evento, referindo que Cascais tem vindo a ser um sitio especial, com um ambiente e uma dinâmica especial, considerando que a equipa do município e todos os agentes externos já são parte de uma equipa, trabalhando em sintonia completa.
“Estamos a trabalhar tão arduamente como os atletas, com toda a mesma entrega com que os atletas treinaram, para que seja o melhor evento possível e sem alterações ao planeado.
Espero que todos cheguemos à meta com um sorriso e estou confiante de que teremos um grande evento uma vez mais.” – referiu.
O vereador do desporto da Câmara Municipal de Cascais, Francisco Kreye fez as seguintes declarações:
“Em nome do presidente quero dar-vos as boas vindas a Cascais.
O IRONMAN é um evento de excelência mundial, Cascais está na rota do mundo, temos afirmado o nosso território e o nosso país.
Este evento tem um efeito de centrifugação, toda a área metropolitana e o resto do país acaba por colher os frutos deste evento.
O ano passado tivemos mais de 100 nacionalidades, este ano os números são parecidos.
O que temos assistido com o IRONMAN, é que Cascais tem crescido com o evento, com o desenvolvimento desportivo no concelho, o crescimento de clubes em torno do triatlo e o envolvimento do próprio cascalense, que não conhecia o IRONMAN e que vai querer preparar se e fazer a prova no ano seguinte.
Temos o envolvimento de centenas de jovens que se inscrevem para ser voluntários no evento e o envolvimento e empenho de varias divisões da Câmara Municipal de Cascais.”