“Mais de 1600 pedalaram de Lisboa a Santarém”

“A equipa da LA Alumínios a comandar o longo pelotão, o êxito continua no 7º Mega Passeio inserido no Festival Bike”

De Lisboa a Santarém são cerca de 70 quilómetros, um trajecto de dificuldade baixa, apenas com dois pontos mais acentuados, a subida para o Cartaxo, e a reta final, até ao CNEMA em Santarém, tudo o resto excelente para rolar, com um dia seco, sem frio, sem vento, onde o calor reapareceu, nada melhor que um belo passeio de bicicleta.
E foi sem dúvida o que aconteceu este domingo 19 de outubro, em mais um grande “Mega Passeio” a sétima edição do já famoso Lisboa/Santarém numa organização da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), junto mais de 1600 amantes das duas rodas sem motor, que coloriram e alegraram as estradas por onde passaram, formando uma longa serpente colorida com alguns quilómetros de extensão, batendo assim o recorde das edições anteriores, estavam inscritos 1587 participantes, mas muitas dezenas se juntaram á caravana, estimando a organização que os números finais ultrapassassem os 1700 cicloturistas.
O Parque Tejo junto ao Rio Trancão foi o local da concentração, marcada para as 7 horas. Bem cedo começaram a chegar os participantes, confirmando as inscrições, foi distribuído logo fruta, água, e o acesso ao Festival Bike. Dois dedos de conversa, e os últimos retoques nas máquinas, pelas 9 horas tudo estava apostos, com a partida marada para as 8,30, apenas pelas nove horas se começou a rolar, já que a grande afluência de ciclistas atrasou, mas em nada prejudicou o passeio.
O pelotão rolou rumo ao destino, passando por, Sacavém, Bobadela, S. João da Talha, Alverca, Alhandra, Vila Franca de Xira, Carregado, Azambuja, Cartaxo, Vale de Santarém, chegando pelas 12,15 ao fim, no CNEMA – Santarém.
Quase em final de época, o Festival Bike é sem dúvida o mais importante certames da bicicleta em Portugal, o Salão do Ciclismo Profissional, Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios invadiu Santarém mais um ano, de todo o país chegam participantes, e alem dos expositores presentes, é preciso dar algo mais a quem visita a feira, atrativos, e os eventos que se realizam são sem dúvida uma mais-valia para que possa levar mais pessoas a este espaço, por isso a realização de provas de competição, ou os passeios, junta sempre um bonito número de amantes das duas rodas.
O “Mega Passeio Lisboa/Santarém”, é um exemplo, inserido no programa do Festival Bike, é dos eventos organizados que mais gente leva até Santarém, e que divulga o certame ao longo do trajecto, o qual foi percorrido com muita alegria, boas pedaladas, animadas conversas, e muita adrenalina, este ano quase na sua perfeição, com uma velocidade propícia à prática do cicloturismo, o qual no final, era expressa no rosto dos participantes, que mostravam grande satisfação de terem participado, uns pela primeira vez, outros repetentes, alguns desde o primeiro dia, e muitos referiam e confirmavam, já a presença para 2015.
José Manuel Caetano, presidente da FPCUB foi nosso entrevistado no final do passeio, tentamos saber a sua opinião sobre o evento, e à nossa reportagem dizia; “Foi mais um grande êxito o 7º passeio, o número impressionante de participantes demonstrou mais um ano, que este é sem dúvida um “Mega Passeio”, um dos mais importantes do nosso calendário, e um dos preferidos de muitos, tivemos uma diversidades de participantes, muitos oriundos de diversos locais, tivemos vários tipos e estilos de bicicletas, conseguimos encher a estrada com uma grande multidão, o que para nós é sem dúvida enaltecedor, é o reconhecimento de um trabalho feito ao longo de muitos anos, e o mesmo superou tudo e todas a expectativas que tínhamos, nunca esperamos poder atingir este número.
Sobre a feira também está muito positiva, bem composta, melhor do que em 2013, o que é bom sinal de que as coisas estão a melhorar. Tivemos também Federação este ano um ponto interessante, o colóquio sobre as alterações ao código da estrada, onde apresentamos as alterações, as mais-valias para os ciclistas, e penso que as pessoas ficaram mais elucidadas. Como mensagem final, quero agradecer a presença de todos em mais este passeio, nós vamos continuar, e em 2015 os votos é para fazermos ainda mais e melhor, e porque não ultrapassar o número de participantes, o que enaltece o evento, já que é desejado por muitos”.
Foi mais um Mega Passeio, o balanço positivo, o mesmo, terá pernas para continuar, pelo menos enquanto existir o Festival Bike, o qual pelo sucesso que continua a ter, deverá ser realizado por muitos mais anos, o qual será sem dúvida muito excelente para a bicicleta e tudo o que a rodeia.
Mas para que este evento pudesse ir para a estrada, esteve por detrás muito trabalho e pessoas envolvidas, a iniciar pela FPCUB com a logística das inscrições, depois no local a confirmação das inscrições, a distribuição de fruta, águas e as entradas para a feira, e por fim, algo mais importante, a segurança de toda a caravana e o acompanhamento ao longo do trajecto, que contou com o excelente trabalho feito por três batedores da Brigada de Trânsito da GNR, e o apoio incansável dado pelo Grupo de Motard do Ocidente, que com 10 motas apoiaram e que deram segurança a toda a longa caravana, não esquecendo a organização que se fez acompanhar por três viaturas, um carro vassoura, e uma mota, tudo isto para que no final este 7 “Mega Passeio” fosse o sucesso que foi.
Por agora pouco mais para dizer, apenas fica a promessa de voltarmos a estar presente em 2014, até lá ficam os votos de bons passeios, boas pedalas.
Pode ver as fotos deste evento em: https://picasaweb.google.com/100910029054260759233?gsessionid=Gd5kB1yySe0QgXaYkJHqfQ

Parceiros

Deixe uma resposta