Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Maratona do Porto foi uma grande festa do desporto

A Maratona do Porto celebrou a 16ª edição numa manhã que se apresentou um pouco nublada, mas com uma temperatura ideal para que os maratonistas completassem a sua prova confortavelmente.

Maratona do Porto

Maratona do Porto

A partida para esta grande prova foi simbolicamente antecipada em 10 minutos para os atletas do movimento Egoísmo Positivo. O grupo que tem como objetivo dar a possibilidade a pessoas com deficiência de poderem participar na corrida, acompanhadas por atletas deste movimento, na perspetiva de as integrar no evento, deu início à história da 16ª edição da EDP Maratona do Porto.

Maratona do Porto

O tiro de partida oficial foi dado às 9h pela atleta Fernanda Ribeiro, junto ao Sealife. Deu-se assim início à prova da Maratona e da APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis.

Deso Gelmisa ficou a 3 segundos de quebrar o record da prova

O primeiro atleta a cruzar a linha de meta foi o etíope Deso Gelmisa aos 02:09:08, seguido pelo queniano Victor Kiplimo, com 02:10:56. O pódio masculino foi fechado pelo etíope Debele Belda, com 02:14:22.

Maratona do Porto
Carlos Costa – CD S. salvador do Campo

Carlos Costa foi o português mais rápido

Em relação à participação de atletas portugueses, Carlos Costa (CD S. salvador do Campo) foi o português mais rápido da Maratona do Porto, chegando à meta às 02:21:56, na 7ª posição da classificação geral.

Maratona do Porto
Rosa Madureira – AD Marco

Rosa Madureira foi novamente a primeira portuguesa na Maratona do Porto

Na competição feminina, a primeira atleta a completar a maratona foi a etíope Bontu Bekele Gada, aos 02:33:38, seguida das suas congéneres Mestawot Tadesse e Genet Getaneh, com 02:39:14 e 02:40:59, respetivamente.

A atleta do AD Marco, Rosa Madureira foi novamente a primeira portuguesa a pisar o tapete vermelho da chegada da maratona, às 02:49:53 de prova, ficando no 5º lugar da classificação geral feminina.

Maratona do Porto

Paulo Paula e Susana Godinho vencem os 15 kms

Para além da prova rainha, a Maratona do Porto contou ainda com a prova com 15 km de distância, a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis. No setor masculino, o brasileiro Paulo Paula (Run Tejo) foi o vencedor desta distância, alcançando a meta aos 00:45:47. Na segunda posição chegou o atleta do SC Braga, Devide Silva, com 00:46:34, seguido por José Moreira, do Sporting CP, com 00:47:42.

Maratona do Porto

No lado feminino, a vencedora dos 15 km foi a Susana Godinho, do GD Estreito, com 00:52:43. Aos 00:53:20 chegou Solange Jesus, do Sporting CP. A atleta Vanessa Carvalho (SC Braga) chegou na terceira posição com 00:53:32.

Caminhada de 6 km

Para incluir toda a família e amigos numa manhã de desporto e convívio, a EDP Maratona do Porto contou ainda com uma caminhada de 6 km, a Fun Race.

À semelhança dos anos anteriores, a organização brindou todos os participantes com a energia contagiante dos seus colaboradores até ao último dos 16.000 participantes dos mais de 78 países do mundo.

Classificações.

Texto / fotos: Runporto

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta