Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Fernanda Ribeiro dá o tiro de partida à prova rainha do Porto

Fernanda Ribeiro nascida em Novelas, Penafiel, a 23 de junho de 1969, é para muitos “apenasa melhor atleta portuguesa de sempre.

Fernanda Ribeiro a melhor atleta portuguesa de sempre

Foi campeã olímpica, europeia e mundial, e também recordista do mundo e será madrinha da EDP Maratona do Porto. Depois de ter sido homenageada pelo diretor da Maratona do Porto, Jorge Teixeira, na Conferência de Imprensa, Fernanda Ribeiro será responsável pelo tiro de partida da prova de 42 km.

Fernanda Ribeiro
Fernanda Ribeiro

Internacionalização da Maratona do Porto

A internacionalização da Maratona do Porto tem sido um dos objetivos da organização e o crescimento de corredores estrangeiros a apostar na prova é exponencial. Nesta edição, mais de 6.000 atletas de 75 países participam nesta clássica corrida de 42 km, tornando-a a maior maratona de Portugal.

44% dos inscritos são estrangeiros

Para além do recorde de finishers, a Maratona do Porto bateu o recorde de estrangeiros inscritos no evento. Na prova rainha do atletismo, 44% dos participantes são estrangeiros e estão inscritos atletas de 75 nacionalidades.

Os mais representados são os franceses (783), seguidos espanhóis (589), dos brasileiros (324) e dos italianos (245).

Maratona do Porto vai amanhã para a estrada

A 16ª edição da Maratona do Porto vai para a estrada já amanhã, 3 de novembro. Entre as três provas do evento, a Maratona com 42 km, a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis com 15 km e a Fun Race com 6 km, são esperados mais de 16.000 participantes.

A prova desenrola-se ao longo da frente atlântica e nas margens do rio Douro, combinando desta forma um panorama de mar e rio num percurso plano e rápido, propicio a recordes.

Desta forma, é um dos únicos eventos que unifica a região e permite a realização de um trabalho em conjunto com o objetivo de aumentar a qualidade do evento, a envolvência da comunidade e o aumento do volume do turismo.

Evento faz parte das Wanda Age Group World Major Marathons

A Maratona do Porto reúne três das maiores e melhores chancelas do mundo, a Bronze Label Road Race pela International Association of Athletics Federations (IAAF), uma distinção que a coloca como uma das melhores provas no circuito mundial das maratonas, pertencendo assim ao calendário oficial da IAAF, as 5 estrelas pela Associação Europeia de Atletismo, marca

Quality Road Race”, que garante que a prova tem “um nível elevado de segurança pessoal e patrimonial e serviços de alta qualidade” e, agora, também faz parte das Wanda Age Group World Major Marathons.

A Maratona do Porto, em novembro, é uma das etapas de qualificação para o Campeonato Mundial AbbottWMM Wanda Age Group, que ocorrerá numa das seis mais reconhecidas maratonas do mundo – Tokyo Marathon, B.A.A. Boston Marathon, Virgin Money London Marathon, BMW Berlin-Marathon, Bank of America Chicago Marathon ou TCS New York City Marathon em 2021.

expo

Maratona do Porto começou esta manhã

A 16ª edição da Maratona do Porto começou esta manhã e milhares de atletas já circulam na Expo Maratona.

Para este dia, a organização tem reservadas uma série de atividades que fazem parte do programa da Maratona do Porto e são abertas a toda a família. A Expo Maratona decorre hoje e amanhã, entre as 10h e as 19h, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A 16ª edição da Maratona do Porto realiza-se a 3 de novembro de 2019 e tem partida marcada para as 9h00 junto ao Sealife Porto e chegada no Queimódromo (Parque da Cidade do Porto).

Texto / fotos: Runporto

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta