Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Marco Chagas e Jacinto Paulinho no Team 31 de Manique

O “ Team 31 Manique ” levou para a estrada o seu 3º passeio de bicicleta, o mesmo teve uma extensão de cerca de 50 quilómetros, percorrido pelo concelho de Cascais, o qual junto uma centena de participantes, contando com a participação de Marco Chagas e Jacinto Paulinho.

3º passeio de bicicleta “ Team 31 Manique ” recebe Marco Chagas e Jacinto Paulinho

Inserido nos festejos de Nossa Senhora das Neves, a concentração ocorreu pelas 8 horas no recinto das festas, junto à capela, bem cedo começaram a chegar os participantes.

marco chagas

Pelas 9,30 estava marcada a partida, foi altura do pelotão se fazer à estrada, os cerca de 100 cicloturistas, incluindo Marco Chagas e Jacinto Paulinho, iniciaram as pedaladas com um trajeto de cerca de cinquenta quilómetros, percorridos pelo bonito concelho de Cascais, tempo ao longo do trajeto pano de fundo, numa altura o mar, e noutra a Malveira da Serra, com a caravana a passar por; Alcoitão, Alcabideche, Pisão, Malveira da Serra, Aldeia de Juzo, Munches e Zambujeiro, novamente Malveira da Serra, e a paragem para abastecimento junto ao campo de futebol do Desportivo de Malveira da Serra, onde foram dadas águas e frutas a todos os participantes.

De volta á estrada, seguiu-se em direção ao Guicho, Cascais, Estoril, Bicesse e Manique, onde no local da partida cerca das 12,40 horas veio a terminar este terceiro passeio de bicicleta.

O postal ilustrado:

Neste passeio muito especial, antes do mesmo ouvimos Alberto, responsável do 31 de Manique, falava sobre o passeio antes do mesmo ao dizer; “Temos um trajeto novo em relação aos anteriores, o mesmo vai ser ao contrário, com a subida duas vezes da Malveira da Serra, vamos ter um pouco mais de subidas, mas também a zona de mar não ficou de lado, o Guincho, a Baia de Cascais são pontos obrigatórios de passagem.

Este ano tivemos duas surpresas, com algumas dificuldades, foram introduzidos dois novos pareceres, da Capitania de Cascais como do Parque Natural Sintra/Cascais, já que passamos por uma de área protegidas, e felizmente o passeio já é fora da época de fogos, se fosse noutra altura teria de haver outras alterações, já que a zona do Pisão é área protegida, e não seria possível. Também só ontem sexta-feira recebemos as licenças, foi tudo á pressa, mas é o que temos, as dificuldades são muitas, mas cá estamos”.

marco chagas
Jacinto Paulino e Marcos Chagas, junto Alberto organizador

Marco Chagas “Tenho aqui uma ligação muito grande de amizade com Manique”

Marco Chagas, marcou presença neste passeio, e falou à nossa reportagem ao dizer; “Tenho aqui uma ligação muito grande de amizade com Manique e com toda esta região, venho cá com todo o gosto e quando posso, e que dá sempre assim um convívio pedalando, que é sempre muito bom”.

Num dia, onde as temperaturas estiveram agradáveis, e onde mais um ano se comemorou do 5 de outubro com forte pedalada, as mesmas foram sem dúvida excelentes, com um percurso muito apetitoso, e zonas de excelência de turismo, a passagem pela Baia de Cascais, um local maravilhoso, a passagem pelo Guincho histórica zona turística, a subida da Malveira da Serra, um dos locais de preferência de muitos para pedalarem, a passagem pela zona tão bonita como é o Estoril, entre outros locais de grande encanto, fazem do concelho de Cascais, o escolhido por muitos.

Pelotão esteve praticamente sempre junto

Com um percurso de dificuldade baixa/média, o pelotão esteve praticamente sempre junto, a equipa da casa consegui manter o mesmo unido, o que é uma mais-valia para um passeio de cicloturismo e beneficia a organização, soube organizar mais um ano. Estiveram assim muito positivos, antes, durante e no final, conseguiram manter uma verdadeira velocidade de cicloturismo, num percurso que podemos considerar acessível.

A Costa do Estoril é zona onde o trânsito é imenso, a segurança de quem pedala é sempre muito importante, e para isso este passeio, teve em grande a prestação feita pelos batedores GNR, da PSP, e dos Motares Montanelas de Manique, e o apoio a fechar a caravana pelos bombeiros de Alcabideche, que apenas acompanharam, felizmente sem terem de intervir.

E que temos mais para dizer, este foi um dos recentes passeios que satisfaz sem dúvida quem gosta de pedalar, fazemos votos de que continue por muitos mais anos, o passeio foi excelente, com nota positiva, estando assim de parabéns a organização que contou um grande staff para dar apoio a todos, antes e no final, o qual terminou com um excelente almoço convívio, e onde a promessa de muitos foi o de regressar na próxima edição, e também nós, o esperemos poder fazer.

Visualize o trabalho fotográfico de José Morais.

Texto e fotos: José Morais

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta