Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Balanço positivo final em Doha 2019 para Portugal

No final da participação portuguesa nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, em Doha, no Qatar, que decorreu desde dia  27 de setembro até hoje, 6 de outubro, o selecionador nacional, professor José Santos, fez um primeiro balanço rápido da participação portuguesa.

Selecionador Nacional, professor José Santos, faz balanço da participação portuguesa

«E sem qualquer tipo de comparações, apenas pelo que nos foi dado observar, o balanço é positivo, já que numa equipa de 15 elementos conquistámos uma medalha de prata, através de João Vieira, nos 50 km marcha; um quarto lugar, por Pedro Pichardo no triplo-salto; um oitavo lugar da Patrícia Mamona, o seu melhor resultado de sempre em mundiais; depois o nono lugar de Ana Cabecinha, nos 20 km marcha; e os 15ºs postos de Mara Ribeiro nos 50 km marcha e de Nelson Évora no triplo-salto», referiu.

Representação portuguesa

No seguimento, José Santos afirmou que esta prova serviu de experiência para muitos países. «As condições no interior do estádio eram muito boas, propiciando bons resultados, enquanto as provas no exterior eram de extrema dureza. Era aí que tínhamos boa parte da comitiva, em termos de atletas, avultando a medalha de prata do João Vieira», referiu José Santos, que espera pelo fim dos campeonatos para depois poder fazer uma análise comparativa, referindo ainda que «houve países que chegaram aqui com expetativas altas e nem uma medalha conseguiram e outros apenas com uma medalha».

João Vieira
João Vieira

João Vieira o segundo atleta em todo o mundo com mais participações

Saliente-se que João Vieira, passou a ser o segundo atleta em todo o mundo que mais vezes competiu nestes campeonatos (somou 11 com esta participação).

Por curiosidade, refira-se que o atleta com mais mundiais nas pernas é o espanhol Jesús Ángel García, que esteve nestes Campeonatos para participar no seu 13º mundial!

Quadro das participações portuguesas

A seguir visualize o quadro das participações portuguesas e respectivas classificações obtidas por cada atleta.

balanço

Texto: Federação Portuguesa de Atletismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta