MARIA MARTINS “O DIPLOMA ERA O OBJETIVO”
A portuguesa Maria Martins foi a 14.ª classificada na prova de omnium dos Jogos Olímpicos Paris 2024, disputada na manhã deste domingo, no velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines.
Leia também
PORTUGAL CONQUISTA O OURO OLÍMPICO EM MADISON
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
Maria Martins 14.ª no omnium olímpico
A corredora ribatejana, que fora sétima em Tóquio, iniciou o programa com o 13.º lugar na prova de scratch, um resultado nada alarmante, até porque algumas das principais candidatas, ficaram atrás de Maria Martins.
A portuguesa melhorou na corrida tempo, na qual foi a oitava classificada, graças a ser a primeira no sprint entre as ciclistas que não somaram pontos nos vários sprints.
A corrida de eliminação era essencial para Maria Martins entrar nas contas da luta pelo diploma olímpico.
Por isso, a representante de Portugal colocou-se nos primeiros lugares do pelotão e por ali permaneceu sempre até ser eliminada.
Isso sucedeu quando a belga Lotte Kopecky, que esteve quase sempre na retaguarda, decidiu assumir a cabeça do pelotão, colocando um ritmo forte, que fez a portuguesa descair para o último lugar do grupo.
Após as três primeiras corridas, Maria Martins entrou no 13.º lugar para a corrida por pontos.
No entanto, a portuguesa só conseguiu somar sete pontos na prova decisiva, acabando por perder um lugar na geral.
Terminou no 14.º lugar, com 61 pontos.
“O diploma era o objetivo, mas dias como este fazem parte da carreira.
Temos de aceitar, aprender com eles e melhorar para o futuro”, reagiu a corredora portuguesa em declarações à comunicação social.
A luta pelo ouro assistiu a um domínio esclarecedor da estadunidense Jennifer Valente, que somou 144 pontos, mais 13 do que a rival mais próxima, a polaca Daria Pikulik.
A neozelandesa Ally Wollaston fechou o pódio, com 125 pontos.