Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Maria Martins excelente no Europeu de Alkmaar

A Portuguesa Maria Martins foi ontem a quarta classificada na prova de fundo para sub-23 do Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada, que decorre em Alkmaar, Holanda, até domingo.

Fez uma corrida taticamente perfeita

A corredora de 20 anos fez uma corrida taticamente perfeita, posicionando-se sempre entre as quinze primeiras do pelotão, ao longo de toda a corrida de 92 quilómetros, disputada sob chuva, o que tornou o circuito citadino bastante perigoso.

Maria Martins

A colocação, essencial para diminuir o risco de queda e de ficar num “corte”, exigiu um grande esforço a Maria Martins, que foi a única corredora portuguesa em prova. As principais adversárias representaram equipas de seis elementos, o que lhes deu uma vantagem grande no momento da colocação, especialmente no sprint, ao qual só as mais fortes conseguiram chegar em condições de disputar as medalhas, devido ao ritmo forte imposto por França e Itália nos derradeiros 10 quilómetros.

Maria Martins resistiu ao poderio das rivais e ainda teve forças para bater-se pelo pódio até ao último metro. Só foi batida pela italiana Letizia Paternoster, que se sagrou campeã da Europa, pela polaca Marta Lach, segunda classificada, e pela holandesa Lonneke Uneken, terceira.

Maria Martins “A corrida foi muito rápida”

A corrida foi muito rápida desde o início, num piso perigoso por causa da chuva. Sabia que era fundamental colocar-me entre as 15 primeiras e foi isso que fiz, desde o início. O pelotão foi perdendo unidades ao longo da corrida, o que jogava a meu favor, porque estava a correr sozinha. Isto é um desporto individual, mas tem muito de equipa. Ter quatro ou cinco colegas a mais dá uma ajuda brilhante, quer na colocação durante a etapa quer na posição para o sprint. Apesar disso consegui discutir o sprint, o que, por si só, me deixa muito feliz”, afirma a corredora.

Juniores Femininas

Daniela Campos viveu uma jornada de infortúnio na estreia em provas de fundo de Campeonatos da Europa. A júnior de primeiro ano entrou bem na corrida, conseguindo uma boa colocação para se manter na parte da frente da corrida, mal o pelotão se cindiu, devido a quedas e avarias, ainda na primeira das seis voltas.

Daniela Campos

No entanto, antes da entrada na segunda volta, a corredora portuguesa também caiu. Daniela Campos levantou-se e encetou a perseguição à frente da corrida, mas a bicicleta ficou danificada na queda e a mudança traseira acabaria por partir-se. O segundo percalço deixou a ciclista muito atrasada, acabando por abandonar sem cumprir os 69 quilómetros da corrida. Ilse Plumiers, da Holanda, conquistou a medalha de ouro, seguida pela compatriota Sofie van Rooijen e pela francesa Kristina Nenadovic, ambas a 4 segundos.

Elite feminina e sub-23 masculinos no sábado

O programa do Europeu de Alkamaar prossegue neste sábado com duas corridas em que participa a Equipa Portugal. Às 8h00 será dado o tiro de partida para os 138 quilómetros da corrida de sub-23, na qual as cores nacionais serão defendidas por André Carvalho, Francisco Campos, Iuri Leitão, Jorge Magalhães, Miguel Salgueiro e Tiago Antunes. Às 12h00, Daniela Reis faz-se à estrada para os 115 quilómetros da prova de elite feminina.

Texto: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta