Maria Siderot e Mariana Esteves conquistam Bronze

Portugal somou duas medalhas através de Maria Siderot e Mariana Esteves, no primeiro dia do Junior European Judo Cup Berlin que decorre até este domingo (dia 31 de julho) no “Sportforum Berlin”. A competição realiza-se na Alemanha e integra a World Junior Tour da IJF (International Judo Federation), permitindo pontuar no Ranking Mundial de Juniores.

Maria Siderot

Maria Siderot bronze com um warari e um yuko

Na categoria –48kg femininos, Maria Siderot eliminou a italiana Michela Fiorini no primeiro combate. Na ronda seguinte não conseguiu derrotar a turca Gulkader Senturk. Retomou o caminho das vitórias nas repescagens ao vencer por ippon a britânica Olivia Piechota e por warari a turca Melisa Cakmakli. No seu derradeiro e último combate Maria Siderot somou um warari e um yuko, derrotando a atleta da casa, Miriam Schneider e conquistando a Medalha de Bronze.

Mariana Esteves começou bem e terminou com bronze

Mariana Esteves (-52kg) começou a competição da melhor forma ao eliminar a anfitriã Lena Wilkes. Na segunda ronda, cedeu perante a francesa Coraline Marcus Tabellion. Esteve imparável nas repescagens, somando três vitórias contra a italiana Francesca Giorda, a alemã Tamara Ohl e a britânica Chelsie Giles. A jovem portuguesa terminou esta prova com uma vitória sobre a croata vice-campeã mundial de cadetes em 2015, Tihea Topolovec, traduzindo-se na conquista da Medalha de Bronze.

Catarina Costa (-48kg) começou por vencer a russa Mariam Eserkeeva mas não conseguiu repetir o resultado no confronto com a alemã Miriam Schneider. Nas repescagens, eliminou a polaca Katarzyna Wiszniewska e a compatriota Patricia Matias. Na discussão pela medalha de bronze, a jovem lusa não conseguiu vencer a turca Gulkader Senturk, terminando num honroso 5º lugar.

Na mesma categoria, Patrícia Matias ultrapassou a turca Gamze Gunes no primeiro desafio. No segundo combate, o sorteio ditou um confronto com a Campeã Europeia de 2015 e medalha de prata nesta competição, a húngara Rekka Pupp, que demonstrou o seu talento e afastou a judoca lusa para as repescagens. Nessa fase, Patrícia derrotou a belga Marine Baumans, mas na ronda seguinte enfrentou a sua colega portuguesa Catarina Costa que se revelou mais forte. Com este resultado a Judoca Lusa terminou no 7º lugar.

Os juniores masculinos David Reis (-66kg), Miguel Pisco (-66kg) Miguel Alves (-73kg) tiveram prestações semelhantes. David venceu na estreia o austríaco Andreas Lechner mas não conseguiu vencer o sueco Moustafa Abu Ramadan. Miguel Pisco derrotou o britânico Alexander Short, mas cedeu na segunda ronda contra o austríaco Kyle McIndoe. Miguel Alves (-73kg) superou o polaco Ksawery Morka mas foi afastado no combate seguinte por Muso Sobirov do Uzbequistão.

Joana Fernandes (-57kg), Rodrigo Lopes (-60kg) e Francisco Maleitas (-66kg) não conseguiram superar os seus primeiros adversários.

Domingo entram em competição:

Este domingo (31 de julho), último dia de prova, competem os restantes atletas lusos: Patrícia Sampaio (-78kg), João Martinho (-81kg), Jaime Santos (-90kg) Alexandre Teodósio (-90kg) e Pedro Silva (-100kg).

Os Juniores Portugueses são acompanhados pelo Treinador Marco Morais.

Parceiros

Deixe uma resposta