MARIA TOMÉ LUTA PELA PRESENÇA EM PARIS2024

Maria Tomé

Maria Tomé

Maria Tomé, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, alcançou este domingo, 10 de setembro, um excelente 12º lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Karlovy Vary, na República Checa.

Maria Tomé conquista um 12º lugar na Taça do Mundo da Chéquia

A menos de um ano de início dos Jogos Olímpicos, a atleta torrejana continua a lutar por uma presença nas Olimpíadas de Paris em 2024.

Numa taça do mundo disputada em distância olímpica (1,5km/natação, 40km/ciclismo e 10km/corrida), Maria Tomé completou a prova, com um tempo de 2h07m19s.

Não tendo conseguido juntar-se no 1º grupo de ciclismo, por escassos 8 segundos na transição do segmento de natação, Maria Tomé teve de se aplicar bem na corrida para alcançar este excelente resultado, o que se traduz em pontos muito importantes para o ranking de qualificação olímpica.

Maria Tomé a chegar a meta

“Sonho olímpico que continuarei a lutar!”

A triatleta portuguesa Maria Tomé confessou à nossa equipa de reportagem “A época já vai longa e tenho tentado ter objetivos mais a curto prazo, por isso alinhei nesta taça do mundo com o objetivo de tentar o nível “A” da federação no qual teria de alcançar o top 5.

Não o ter conseguido deixou me com um misturar de sentimentos “agridoces”.

Pois na primeira volta de natação estava colocada no grupo da frente, mas na segunda volta acabei por ficar entre os grupos não tendo conseguido pedalar com as da frente.

Comecei a correr com tudo o que tinha e deu para um 12º que apesar de não ser o desejado foi um bom resultado dado as condições difíceis da prova e o nível.

Apesar de tudo fico contente porque foi um bom “teste” para o campeonato do mundo de sub 23 que se avizinha dentro de menos de 2 semanas.

Sobre a sua presença em Paris 2024 referiu-nos “O objetivo de alcançar o nível “A” da federação iria ajudar me a ter acesso a mais provas internacionais e mais apoios para tornar a qualificação olímpica mais acessível.

Apesar de estarmos a tentar a mesma pela estafeta poder ter acesso as últimas taças do mundo de 2023 iria ajudar a ganhar pontos importantes no ranking individual.

Apesar de não o ter conseguido, o 12º deu pontos importantes que me deixam ainda a porta do sonho olímpico que continuarei a lutar!

Paulo Antunes treinador da equipa de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

“Existe uma forte possibilidade de ela vir a estar presente”

Paulo Antunes treinador da triatleta declarou-nos “A Maria viajou para a República Checa sabendo que estava a atravessar um bom momento de forma.

Após um estágio em Aix le Bains sabia que a Maria poderia alcançar um bom resultado nesta etapa. A Maria fez uma boa natação mas acabou por perder o grupo da frente por poucos segundos.

Apesar disso manteve-se sempre bem posicionada no grupo perseguidor.

Nos 10kms de corrida a Maria acabou por mais uma vez fazer uma corrida muito competente recuperando alguns lugares e acabando esta Taça do Mundo no 12 lugar.

Acrescentando “Em relação a Paris2024 existe uma forte possibilidade de ela vir a estar presente

Nacional de clubes de triatlo, última etapa realiza-se em São Martinho do Porto

No próximo fim-de-semana, haverá jornada dupla nacional em São Martinho do Porto, com a realização de, no sábado de manhã (10h30), 16 de setembro, da última etapa do nacional de clubes de triatlo, competição liderada pelo Clube de Natação de Torres Novas, e no domingo de manhã (10h30),
17 de setembro, da penúltima etapa da Taça de Portugal de Triatlo.

Parceiros

Deixe um comentário