MARIANA MACHADO É PENTACAMPEÃ NACIONAL

Mariana Machado - Foto: FPA/Luís Barreto
Marvão acolheu ontem os Campeonatos Nacionais de Corta-mato Curto, destaque para a vitória de Mariana Machado.
Uma organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com a Associação de Atletismo de Portalegre e o Município de Marvão.
Leia também
MARVÃO ACOLHE NACIONAIS DE CORTA-MATO CURTO
Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo
Luís Oliveira venceu a competição masculina, do RDA
A competição masculina foi ganha por Luís Oliveira, do RDA, com João Amaro, do Benfica, e Afonso Simão, do CAS, a completar o pódio, respetivamente na segunda e terceira posições.
No final, Luís Oliveira confessou que esta participação aconteceu “no ano em que estava com menos pressão”.
“A época tem estado a correr bem e vim aqui para dar o meu melhor, tinha confiança na minha parte final e consegui ganhar. Estou muito feliz”, concluiu.
Coletivamente, venceu a competição masculina o Sporting Clube de Braga.
Seguidos no pódio pelo Recreio Desportivo de Águeda e pelo Centro de Atletismo de Seia, respetivamente na segunda e terceira posições.
Mariana Machado, do Sporting Clube de Braga, carimbou o seu pentacampeonato.
Do lado feminino, Mariana Machado, do Braga, dominou a competição, vencendo isolada e arrecadando o seu quinto título consecutivo nestes campeonatos.
A sua colega de equipa, Laura Taborda garantiu o vice-campeonato e na terceira posição classificou-se Naide Dias, do Sporting.
“O crosse é uma disciplina na qual tenho sempre boas memórias, pelo que estou muito feliz por vencer”, disse a atleta no final-.
Confessando que interrompeu o estágio em altitude, para cumprir este objetivo do clube, retomando agora o mesmo, no qual está a preparar a primeira participação nos Campeonatos da Europa de 10 km.
Do lado feminino repetiram-se o primeiro e segundo lugares do pódio, com o São Salvador do Campo a garantir o terceiro lugar.
Alexandre Lucas e Ana Marinho vencem competição sub-23
Alexandre Lucas, do Sporting, venceu a competição sub-23, com Rodrigo Freitas, do Benfica, na segunda posição, e Hugo Garcia, do GDR Santa Tecla.
Do lado feminino, vitória para Ana Marinho, do São Salvador do Campo.
Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, Beatriz Rios, do Atlético Clube da Póvoa, e Rita Costa, do UAP.
Manuel Santos e Cátia Khvas são campeões sub-20
A competição sub-20 foi ganha, do lado masculino, por Manuel Santos, do Gira Sol.
Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, Leonardo Oliveira, do El Comandante Team, e Tiago Machado, do Clube Pedro Pessoa.
Do lado feminino, a mais rápida foi Cátia Khvas, do Núcleo de Oeiras, seguida pelas atletas do CFOD, Maria Pimentel e Rita Gomes, respetivamente na segunda e terceira posições.
Coletivamente, vitória para o Núcleo de Oeiras em masculinos e femininos.
Ao pódio masculino subiram ainda o Clube Pedro Pessoa, na segunda posição, e o Núcleo Barrosas Amador, na terceira posição.
Afonso Gomes e Mariana Moreira vencem campeonato sub-18
Afonso Gomes, do Braga, sagrou-se campeão sub-18.
O segundo e terceiro lugares foram disputados ao sprint entre Diogo Pinto, do Núcleo de Oeiras, e Bernardo Pancas, do ARC-EAC, com o primeiro a levar a melhor.
Coletivamente, do lado masculino, subiram ao pódio as equipas do Núcleo de Oeiras, na primeira posição; do COP, no segundo lugar; e do Braga, em terceiro.
Do lado feminino, Mariana Moreira, da UD Várzea, renovou o título sub-18.
Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, Maria Pires, do ARC-EAC, e Lara Roque, do AABV.
Do lado feminino, vitória coletiva para a União Desportiva da Várzea, com a equipa do Gondomarense e do Pechão, a garantires, respetivamente o segundo e terceiro lugares do pódio.
Campeões do Atletismo Adaptado
Os Campeonatos Nacionais de Corta-mato Curto elegeram ainda os campões do Atletismo Adaptado.
Sandro Baessa, do CFOD, foi mais rápido do que o seu colega de equipa Cristiano Pereira, sagrando-se campeão nacional, na categoria de deficiência intelectual, com João Monteiro, do GCAD, a completar o pódio, na terceira posição.
Do lado feminino, na categoria de surdos, venceu Dina Oliveira, do CDR Águias Unidas.