Marisa Vieira e Hélio Fumo são os novos campeões nacionais

Hélio Fumo e Marisa Vieira foram os grandes vencedores do Campeonato Nacional de Trail, que se realizou este fim de semana nos Trilhos do Pastor no concelho da Batalha.

A competição de corrida a pé na natureza foi disputada por cerca de 400 atletas, que superaram um percurso exigente com 35 quilómetros com 1.600 metros de desnível positivo pela Serra d’Aire e Candeeiros e pelo maciço calcário estremenho.

Texto: Diogo Simão – BA&N
Fotos: Matias Novo

Marisa Vieira
Foto: Matias Novo

Hélio Fumo vence com André Rodrigues por perto

Hélio Fumo, da equipa Runners do Demo, foi o primeiro atleta a cruzar a meta localizada na aldeia Pia do Urso, ao cabo de 2 horas 57 minutos e 55 segundos, sendo seguido por André Rodrigues, da Team Trail Bifase, a 38 segundos, e por Dário Moitoso, do Clube Independente Atletismo Ilha Azul, a 2 minutos e 26 segundos.

Numa prova muito disputada, o novo campeão nacional de trail fez a diferença nos últimos três quilómetros da prova, depois de uma série de ataques entre o trio da frente.

Hélio Fumo conquistou, assim, o título de campeão nacional de trail, que engloba provas até 42 quilómetros.

Marisa Vieira
Foto: Matias Novo

Marisa Vieira assumiu a liderança e vence isolada

Na competição feminina, Marisa Vieira, da equipa FurFor Running Project, assumiu a liderança logo na partida e correu toda a prova de forma isolada, conquistando o seu primeiro título nacional na distância com um tempo final de 3h40m24.

A luta pelos outros lugares do pódio foi acesa, com Lucinda Sousa a conquistar o segundo lugar, a 7m09s da vencedora, e Nádia Casteleiro, da Oralklass – Amigos do Trail, a fechar o pódio a 8m22s. De realçar que a prova feminina contou com quase uma centena de atletas.

Marisa Vieira
Nádia Casteleiro, Marisa Vieira e Lucinda Sousa, o pódio feminino – Foto: Matias Novo

O Campeonato Nacional de Trail foi coorganizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pela Câmara Municipal da Batalha. Prova teve a corresponsabilidade técnica do Atlético Clube de São Mamede e a colaboração da Junta de Freguesia de São Mamede.

O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

Foto: Matias Novo

Team Trail Bifase e Montanha Clube Trail Running triunfam por equipas

Além da competição individual, o campeonato realizado nos Trilhos do Pastor atribuiu também os títulos nacionais de equipas.

O Team Trail Bifase conquistou o primeiro lugar, beneficiando das classificações de André Rodrigues (2º), Miguel Arsénio (5º) e Nuno Silva (14º).

Em segundo lugar ficou o EDV – Viana Trail, com Ruben Veloso (6º), Paulo Mesquita (9º) e Pedro Barros (15º), e em terceiro os Runners do Demo, com o novo campeão nacional Hélio Fumo, Nélson Santos (11º) e José Ferreira (23º).

Foto: Matias Novo

Na classificação feminina de clubes o primeiro lugar foi para o Montanha Clube Trail Running, com Joana Esperanço (9ª), Jocelina Ferreira (15ª) e Diana Elias (19ª), e o segundo lugar para o OCS – Arrábida Tral Team, com Fátima Silva (12ª), Vera Reis (21ª) e Estela Martinho (27ª).

O terceiro lugar do pódio foi conquistado pela da Oralklass – Amigos do Trail, com Nádia Casteleiro (3ª), Júlia Fernandes (24ª) e Adriana Dias (44ª).

O Campeonato Nacional de Trail decorreu num percurso constituído maioritariamente por trilhos técnicos, estradões e carreiros nas serras e vales do Parque Natural das Serras d’ Aire e Candeeiros e do maciço calcário estremenho.

Foto: Matias Novo

Os atletas percorreram locais únicos como a Pia do Urso e respetivo Eco Parque Sensorial, o Reguengo do Fetal, o Buraco Roto, a aldeia milenar de Alqueidão da Serra ou a Escarpa de Falha do Reguengo do Fétal.

O percurso inclui a passagem por alguns dos pontos mais altos da região, os quais permitem vistas espetaculares de Fátima, com o seu Santuário, da Serra da Lousã, da Serra de Aire e Candeeiros e, inclusive, das ilhas das Berlengas.

Resultados completos.

Parceiros

Deixe uma resposta