MATILDE JORGE AVANÇA NO EUPAGO PORTO OPEN

Matilde Jorge - Foto: Murilo Augusto
Matilde Jorge (449.ª do ranking WTA) ultrapassou a fase de qualificação do Eupago Porto Open ITF W75 e juntou-se às também portuguesas Teresa Franco Dias , Sofia Pinto e Carla Tomai no quadro principal.
Uma prova com 60.000 dólares em prémios financeiros organizados pela Associação de Ténis do Porto, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto, de 14 a 21 de julho no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Matilde Jorge agarrou-se com unhas e dentes para passar
Depois de um triunfo em duas partidas na véspera, Matilde Jorge precisou de três sets para superar a norueguesa Olga Helmi (615.º) com um resultado 6-1, 3-6 e 6-4 em 2h11.
Após um primeiro arrasador parcial , a jovem vimaranense de 20 anos, esta semana a competir com a melhor cotação da carreira, baixou o nível de jogo, em especial na pancada de serviço, e precisou de se agarrar com unhas e dentes ao compromisso para anular uma desvantagem de 2-0 e 3-2 ( break abaixo) e garanta o acesso à prova principal.
A atual número dois nacional terá agora pela frente, num duelo agendado para esta terça-feira nunca antes das 13h30, uma das mais cotadas da competição, a jovem australiana de 18 anos Maya Joint (161.ª), quarta cabeça de série.
A tenista portuguesa parte como grande figura do contingente nacional
Matilde Jorge parte como grande figura do contingente nacional, isto depois de confirmada a ausência da irmã mais velha.
Francisca Jorge, a melhor portuguesa da posição (176.ª), é uma baixa de peso devido a um problema no joelho esquerdo.
Carla Tomai, que até pode medir forças com Matilde Jorge na segunda jornada, é a única das tenistas portuguesas a entrar no jogo somente na quarta-feira.
Tanto Teresa Franco Dias como Sofia Pinto têm tarefas hercúleas pela frente face a duas das favoritas ao título do próximo domingo.
A primeira vai encarar Arianne Hartono, segunda cabeça de série fruto do 160.º posto; a segunda defronta Anastasia Zakharova, terceira pré-designada e 154.ª do ranking feminino.
Também Kristina Mladenovic só vai iniciar a competição na jornada seguinte.
Antigo top 10 mundial e ex-líder da variante de pares (na qual é uma das mais bem-sucedidas dos últimos anos – são 10 títulos do Grand Slam entre pares femininos e mistos) é tenista com maiores palmarés a competir na cidade invicta esta semana.
Em sentido contrário a Matilde Jorge, Maria Garcia (1299.ª) cedeu esta segunda-feira com as parciais de 6-1 e 6-4 na ronda de acesso ao quadro principal do torneio face à russa Ekaterina Yashina (565.ª).