MEIA MARATONA DE BRAGA VOLTA ESTE DOMINGO

A 7ª edição da Caravela Seguros Meia Maratona de Braga foi apresentada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga.
Texto / fotos: Runporto
“Esta Meia Maratona terá uma forte competição na elite”, Jorge Teixeira
Jorge Teixeira deu início à conferência, começando por agradecer à Câmara Municipal de Braga a confiança depositada na Runporto.
Em seguida, Jorge Teixeira afirmou que Braga tem sido uma cidade que se tem vindo a posicionar no panorama desportivo nacional, enaltecendo o enorme potencial da cidade dos Arcebispos, tanto a nível nacional como internacional.
O record do percurso pode estar em risco no próximo domingo, tanto no sector masculino como feminino dada a qualidade dos atletas presentes.
Uma das novidades desta edição do evento é esta ser também o Campeonato Nacional de Masters da ANAV, algo que potenciará ainda mais a Meia Maratona entre os atletas dos escalões de veteranos em Portugal.
“Todos somos poucos para promover o desporto e atividade física em Portugal”, Vítor Dias
Vítor Dias, do IPDJ, referiu que são necessários eventos como a Meia Maratona de Braga para ajudar a contribuir para o desígnio de colocar a população a fazer exercício físico com regularidade.
Portugal continua a não ter bons indicadores sobre a atividade física entre a comunidade por isso, eventos que como este são importantes para conseguir motivar e inspirar os portugueses a praticarem desporto.
Revelou ainda dados interessantes sobre o número crescente de atletas federados em Portugal, sendo a modalidade do atletismo a modalidade onde se registou o maior crescimento.
Terminou desejando uma excelente manhã desportiva a todos que vão correr e caminhar no domingo.
“Os Bracarenses pediram uma Meia Maratona em Braga”, Sameio Araújo
Sameiro Araújo, Vice-Presidente do Município, referiu que a Meia Maratona de Braga surge num contexto diferente das outras provas, porque nasceu quase de uma “exigência” da população que cada vez mais está a aderir a esta modalidade.
Aproveitando a sua intervenção Sameiro Araújo referiu os 2 principais motivos do apoio da autarquia a esta iniciativa;
em primeiro lugar conseguir aumentar a prática da atividade física dos Bracarenses, cultivando uma cultura de desporto informal na comunidade;
e, em segundo lugar, potenciar o turismo desportivo na cidade.
Nesta edição são 19 as nacionalidades presentes no evento o que releva bem o interesse nacional e também internacional neste Meia Maratona.
Foram ainda referidos alguns condicionamentos na mobilidade da cidade na sequência da realização da Meia Maratona que a autarquia pretende minimizar.
A Meia Maratona de Braga é uma festa do desporto na cidade e que os bracarenses devem participar a correr, caminhar ou a aplaudir os atletas.
O evento está marcado para dia 2 de abril, às 9h30 na Avenida João Paulo II, e conta com a prova de 21 km e ainda uma Caminhada com 6 km (sem fins competitivos).