MEIA MARATONA DO CÁVADO UNE CONCELHOS

Foto: Amigos da Montanha
Prova da Meia Maratona do Cávado realiza-se a 19 de maio e este ano sai de Barcelos e termina em Esposende
Meia Maratona do Cávado quer ultrapassar os 1500 participantes
A segunda edição da BMcar Meia Maratona do Cávado, que se realiza a 19 de maio e vai voltar a ligar os concelhos de Barcelos e Esposende, deverá superar os 1500 inscritos da prova inaugural que decorreu no ano passado.
Quem apontou esta meta foi o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende, Mário Losa, durante a apresentação do evento organizado pelos Amigos da Montanha (AM), que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos.
Além disso, o Autarca demonstrou a ambição de que o evento, que já é “uma referência no panorama nacional“, atinja em breve o protagonismo “internacional“.
Contrariamente à edição anterior, agora a partida da prova principal, a Meia Maratona de 21 km, será em Barcelos, na Avenida da Liberdade.
Por seu lado, o homólogo do Município de Barcelos, José Paulo Matias, apelou a que as diversas entidades das freguesias por onde vai passar o percurso, tanto da Meia Maratona, como da Mini Maratona de 10 km e da Caminhada de 8 km, sensibilizem a população por causa dos naturais transtornos que o evento pode provocar.
Enaltecendo o facto de este ser “um fator de união e de coesão territorial entre territórios próximos”.
Desejando que “a prova seja acolhida com alegria e não como uma coisa enfadonha que atrapalha a vida das pessoas.” .
“Vamos tentar melhorar”
Américo Alves, presidente dos AM, agradeceu as presenças de atletas e ex-atletas dos AM como Ricardo Dias, Fernando Serrão, Augusto Costa e Doroteia Peixoto, representantes dos cerca de 150 atletas da formação da associação barcelinense, deixando uma promessa: “Vamos tentar melhorar” comparativamente com o ano passado.
Fernanda Ribeiro, a atleta portuguesa mais medalhada de sempre, disse que “é sempre uma honra estar em Barcelos“.
Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo de Braga, e Hélder Madanços, da BMcar, patrocinador principal da Meia Maratona, também intervieram.
Este último, apoiante desde a primeira hora da iniciativa dos Amigos da Montanha, mesmo do tempo em que a Meia Maratona se realizava apenas em Barcelos, disse que não há evento “mais sustentável em termos ambientais do que esta prova”, desejando boa sorte a todos os participantes.
Referir por fim que as inscrições da prova, que também inclui uma corrida de uma milha para os mais novos, podem ser feitas aqui.