“Mineiros” regressam a Rio de Frades para as Voltas do Impossível

Foto: Fritz Fritz

O Impossível regressa a Arouca na sua versão 2.0 e, nesta segunda edição, reforça o conceito aventureiro dos
Mineiros” baseado em factos reais que fará 50 Pilhas regressarem a 1942 e partirem em busca de um destino melhor.

Rio de Frades será, mais uma vez, palco de uma verdadeira longa-metragem inspirada na resiliência necessária que cada participante deste trail aventura terá de carregar aos ombros ao longo de todo o percurso.

Texto: Cream
Fotografia: Avelino Vieira / Frítz Photography / Cream Agency

Voltas do Impossível no regresso dos “Mineiros” regressam a Rio de Frades

A estreia será a 29 de Maio de 2021, e afirma-se como um desafio para todos os que se identificam com desportos de natureza e corrida, ou até mesmo uma bela caminhada a passo largo, tendo por pano de fundo as deslumbrantes paisagens da região de Arouca.

As candidaturas ainda se encontram abertas para que, os que ainda estão à procura da coragem necessária para viver esta aventura única em Portugal, se possam candidatar. Mas só até ao próximo dia 9 de abril, sexta-feira.

O argumento das Voltas do Impossível nasceu com o intuito de dar vida a um desafio tão impossível quanto aquele que os habitantes de Rio de Frades enfrentaram na altura em que mais de 3000 mineiros trabalhavam sob gestão alemã na exploração das minas de Volfrâmio para o esforço de guerra.

Mineiros
Foto: Fritz Fritz

No meio deste monopólio alemão, surgiram os Pilhas – mineiros que partiam em busca de fortuna e de um destino melhor para si e para as suas famílias, iniciando-se no contrabando do precioso metal.

Nada é por acaso nesta prova e os elementos que a integram estão todos interligados entre si.

O percurso percorrido pelos participantes é aquele que, há muitos anos, os Pilhas percorreram, carregando 13 caixas com livros de Guias de

Transporte (utilizadas, na época, para transporte do volfrâmio), e que serão o comprovativo de passagem no local, requisito obrigatório para conseguir ver gravado o seu nome na grande Rocha de Xisto que irá imortalizar quem conseguir a proeza de terminar este desafio (perfazer as 5 voltas dentro do tempo estipulado).

Foto: Avelino Vieira

Estes aventureiros serão homenageados pela candeia

As noites mais escuras vividas por estes aventureiros serão homenageadas pela candeia que servirá de aviso para o início da prova e os participantes só poderão ter apoio alimentar, ou material, na base, à imagem dos mineiros que, também eles, eram abastecidos pelas suas mulheres.

Este evento promete proporcionar uma viagem imersiva nestes tempos que já não voltam, mas que valem a pena recordar e honrar, através de uma narrativa carregada de simbologia e histórias verídicas.

Foto: Avelino Vieira

O momento da estreia d’As Voltas do Impossível está cada vez mais próximo.

Uma coorganização:

Confraria Trotamontes

Município de Arouca

Parceiros

Deixe uma resposta