MONTANHA EM MURÇA MOSTRA MUITO ‘MÚSCULO’

83 inscritos. A época de 2025 do Campeonato de Montanha JC Group arranca este fim-de-semana com mais um recorde de inscrições.
O CAMI Motorsport assume as honras de abertura de uma época que tem tudo para ser emocionante!
As tradicionais curvas da ‘Porca de Murça’ vão ser o palco do primeiro embate da temporada.
A Rampa Porca de Murça, organizada pelo CAMI Motorsport, é um dos traçados mais desafiantes do campeonato.
Com uma extensão de 4200 metros, tem uma inclinação média de 5,5% e um acumulado de desnível e 230 metros.
A prova de abertura do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group será disputada ao longo de hoje, sábado e domingo, 22 e 23 de março.
No domingo será tempo de um Warm Up, uma subida de Treinos Oficiais e a habitual “dobradinha” final constituída pela 2ª e pela 3 Subida Oficial de Prova.
A entrega de prémios decorrerá ao fim da tarde.
Ano novo, escalada de armas nos Protótipos
As mudanças regulamentares no CPM JC Group permitiram que a época 2025 vá começar com uma pitada extra do já habitual muito interesse que a modalidade ostenta.
Na Categoria Protótipos, o tetracampeão Hélder Silva aposta na Norma FC20 que adquiriu ao seu rival e amigo José Correia.
Enquanto este apresenta-se com uma nova Osella PA 30 de três litros.
São claramente os dois grandes candidatos à vitória à geral e a curiosidade está muito focada na forma como se irão adaptar às suas novas ‘armas’.
Ainda entre os Protótipos A, será tempo da estreia de Carlos Gonçalves com uma Osella PA21/S, arma idêntica á que vai continuar a ser utilizada por Nuno Caetano.
Nos Protótipos B temos também um rol importante de inscritos, capitaneados por Nuno Guimarães (Silver Car S2).
Que incluiu o novo Silver Car S3 de Sérgio Nogueira, o BRC B49 Evo de Afonso Santos e o BRC EVO 05 do madeirense Miguel Sousa, que se estreia no campeonato.
GT: 7 ‘bravos’ iniciam batalha feroz pelo título no Campeonato de Montanha
O plantel de GT’s em Murça é verdadeiramente de luxo.
São 7 os inscritos, seis dos quais tripulando modelos da Porsche, com o Mercedes AMG GT4 de Gabriela Correia a quebrar a hegemonia da marca de Estugarda.
Gabriela Correia que, como sempre, se apresenta como uma das candidatas a destronar o tetracampeão em título Vítor Pascoal.
Este volta a confiar no seu 991.2 GT3 Cup e sabe que esta temporada vai ser ainda mais exigente, com vários pretendentes ao título.
Para além dele e de Gabriela Correia, estão neste patamar:
José Rodrigues, num 997.2 GT3 Cup, o galego Bernardo Garcia de Castro (991.2 GT3 Cup) e André Fernandes, aos comandos de um GT3 Cup.
Sendo também certo que José Carlos Pouca Sorte (997 GT3 Cup) e Daniel Vilaça (997 GT3 Cup) vão querer demonstrar que estão muito mais rápidos do que em 2024.
A luta promete!
Turismo: 23 inscritos antecipam refrega árdua na Montanha!
As mais de duas dezenas de pilotos inscritos na Categoria Turismo, distribuídos pelas 3 Divisões, são um excelente prenúncio de que a época 2025 nesta Categoria será muito disputada.
Parcídio Summavielle (Cupra TCR) começa em terras transmontanas a defesa dos títulos conquistados na categoria e entre os T2.
Sendo certo que o consagrado piloto fafense terá em Murça uma feroz formação de oponentes que tudo farão para o suplantar.
Entre eles, destaque para:
Gonçalo Inácio que transita este ano para um KIA CEED TCR, para o regressado Joaquim Teixeira (Hyundai Electra TCR);
e, ainda entre os TCR da Divisão 2, têm justificadas ambições aos lugares da frente Paulo Silva (Audi RS3 LMS) e Beatriz Correia (Cupra TCR).
Ainda na T2, saliência para a presença do galego Arturo Cota (Renault Clio RS) e de Simplício Taveira (FIAT Punto R3D).
Num forte plantel que incluiu ainda Vera Sequeira (Seat Leon TDI), Pedro Cerqueira (Peugeot 207 RC) e o jovem bracarense Guilherme Silva, num Peugeot 208 Rally4.
Solitário na Divisão 1, Daniel Pacheco quererá utilizar o seu potente Mitsubishi Lancer EVO X para se imiscuir na luta pela vitória na Categoria.
12 na disputa do título na Divisão 3 do Campeonato de Montanha
Já quanto à Divisão 3, são 12 os intervenientes que quererão aproveitar a passagem de Gonçalo Inácio para a T2 para discutirem de forma aberta o triunfo.
Linha da frente para:
Raúl Delgado, Leonel Brás e Bruno Rodrigues, trio de pilotos rápidos que apostam em três unidades (Honda Civic Type R);
Aníbal Pinto (Renault Clio RS R3) e Celso Fonseca (Citroen Saxo);
sendo ainda de destacar a ambição clara dos jovens Martim Pereira e Gonçalo Macedo, ao volante de dois Peugeot 208 VTI R2), carro também utilizado por Miguel Gonçalves.
Paulo Cardoso e Marcos Gonçalves, ambos com Renault Clio RS, Tiago Patrício Gouveia (Caterham Seven S3) completam o rol de pilotos que criam muita expectativa quanto ao desenrolar do embate entre os Turismo.
Super Challenge: todos contra Nunes
Na Categoria Super Challenge, o favoritismo de Luís Nunes continua a ser quase total.
O piloto transmontano volta a confiar no Skoda Fabia R5 e será um ‘osso muito duro de roer’ para os seus adversários.
Favorito na categoria e no Grupo SC-A, Nunes terá nesta dupla frente a oposição de José Lameiro (Skoda Fabia MKIII) e de Manuel Rocha e Sousa (Ford Focus Super Car).
Os três são claros candidatos a monopolizarem o pódio da geral dos Super Challenge.
No Grupo SC-B, Pedro Alves (KIA CEED) parte na frente e terá como opositores Carlos Correia Pouca Sorte (BMWM3) e Pedro Cardoso, num Seat Leon MKI.
Já entre os SC-C, Bruno Carvalho (Citroen Saxo) enfrentará a forte oposição de José Artur Teixeira, no seu Renault Twingo S1600 habitualmente mais visto no Ralicross.
Também desta modalidade, vai comparecer em Murça André Ferreira (Suzuki Swift Sport).
A lista deste grupo a incluir ainda Telmo Costa (Citroen Saxo) e Luís Fernandes (Peugeot 106).
Finalmente, no Grupo SC-D, Luís Silva Jr., que venceu este grupo em 2024, tentará impor o seu Citroen C1 face aos:
Fiat Punto de Horácio Morais, Bruno Gomes e José Pedro Barriga e ao Ford Fiesta1.4 16V de Luís Simões.
Na Taça de Portugal de Kartcross de Montanha, José Romero, tripulando um Semog Bravo Sport e António Alves, aos comandos de um AG AG/S, vão digladiar-se pelo triunfo.
Clássicos: Sainhas enfrenta oposição desejosa do seu trono
São sete os inscritos no Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha JC Group. Destaque para a participação de Rui Costa (Ford Escort RS 1600).
O piloto nortenho compete normalmente em velocidade.
Mas, tem feito aparições esporádicas na Montanha e, quando o faz, é sempre candidato à vitória.
Será, claramente, um os grandes adversários de Flávio Sainhas (Ford Escort MKI) neste começo da defesa do título conquistado pelo covilhanense em 2024.
Mas, outros pilotos estarão em Murça com ambições fortes, tais como:
José Pedro Gomes (Ford Escort RS 1800), Ricardo Loureiro (Ford Escort MKII), Ricardo Pereira (Ford Escort) e Luís Moutinho (Ford Escort MKI).
Sendo de esperar que Fernando Francisco (Ford Escort) aposte na regularidade para almejar uma boa classificação.
Legends: Barros e Delgado na linha da frente
O campeão em título António Barros (BMW M3) e o flaviense Luís Delgado (Mercedes 190 2.3 16V) encabeçam uma lista de 8 inscritos no Campeonato de Portugal Legends de Montanha JC Group.
Apresentam-se como favoritos, mas, para lá do seu duelo particular, Barros e Delgado terão de suplantar a oposição de:
Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé) e de um grupo heterogéneo de ‘montadas’ que incluem os:
Peugeot de Armindo Mendes, Carlos Ramos e Armindo Correia, o Citroen Saxo Cup de Filipe Macedo e o Honda Civic de António Silva.
1300: campeão fora, luta aberta
A ausência de Armando Freitas, torna muito aberto o embate reservado ao Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group.
Em Murça, o duelo será possivelmente protagonizado por Tomás Pinto (Toyota Starlet), Tiago Santos (Citroen AX Sport) e José Salgado (Toyota Starlet EP81).
Sendo de salientar a estreia de Alex Pereira, num Fiat Punto.
Entre os Clássicos 1300, a luta será assumida por Aníbal Rolo (Datsun 1200), Carlos Delgado (Ford Escort MKI) e Domingos Fernandes (Autobianchi A122 Abarth).
Murça acolherá também o ‘pontapé de saída’ da 2ª edição do FPAK Júnior Team de Montanha.
São 3 os novos ”lobinhos” que vão disputar o troféu.
Os durienses Nuno Guimarães e André Brás terão pela frente Carolina Martins, na luta pela sucessão de Martim Pereira, vencedor em 2024.