Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Monte Francisco promove Festa e o Moleiro

A povoação de Monte Francisco fica situada no Sotavento Algarvio, concelho de Castro Marim, ladeada pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, Vila Real de Santo António e pelo Castro Marim golfe Country club, a menos de dez minutos da nossa vizinha Espanha. Será nesta localidade que a festa do Emigrante e o Trail do Moleiro se realizarão, o primeiro em Agosto, e o segundo em Abril.

O “Montinho” como os seus habitantes lhe chamam, muito próximo das melhores praias do Sotavento algarvio, e a menos de 2 km da vila de Castro Marim, situa-se no interior do Concelho.

O aglomerado populacional oscila entre os meses de verão e de inverno, sendo que os cerca de 700 habitantes nos meses de verão, com a chegada dos filhos desta terra, que se encontram além-fronteiras, fazem com que a população aumente em larga escala.

Emigrante

Festa do Emigrante no Monte Francisco

A chegada dos emigrantes há mais de duas décadas veio dar origem à festa do Emigrante, onde se celebra a desejada e tão esperada chegada de todos aqueles que ao longo do ano, um dia tiveram que procurar fora da sua terra natal, uma vida melhor.

Há 25 anos que a povoação de Monte Francisco promove esta Festa do Emigrante, sendo que o mês de Agosto é mês de reencontros, é tempo de matar a saudade. Dezenas de famílias no primeiro fim-de-semana de Agosto, reúnem-se nesta povoação, num convívio que assinala o regresso às origens.

Emigrante

Ao longo do ano o ambiente tranquilo e a hospitalidade deste povo fazem desta terra um lugar aprazível, procurado por muitos quer para o descanso quer para o lazer.

Ainda de referir, a titulo de curiosidade, que foi nesta localidade que nasceu a mãe do conhecido cantor Paco de Lúcia, dando o nome deste artista a uma das ruas da localidade.

Historia do Velho do Moleiro

No entanto, a história que tem passado de geração em geração e que se conta, ainda hoje aos mais jovens, é a historia do Velho do Moleiro.

Francisco era o nome do Moleiro, que trabalhava todos os dias no seu Moinho, situado mesmo em frente à localidade do Monte Francisco, numa área de sapal (área encharcada periodicamente pelas marés) e pequenos braços de esteiro (sendo o principal destes esteiros, o esteiro do Francisco, nome do Moleiro).

O moinho trabalhava diariamente para produzir as telhas típicas da região, era o ganha-pão do moleiro e de algumas famílias, que se ocupavam desta profissão, que viviam nesta terra, sendo mais tarde atribuído o nome do Moleiro a esta localidade.

Monte Francisco

Monte Francisco recebe Trail do Moleiro 

Atendendo a que este é o primeiro Trail realizado nesta pequena localidade, não queríamos deixar de salientar alguns dos nossos principais objetivos deste evento.

Dando a conhecer esta povoação a quem não a conhece, “oferecer” um dia diferente de confraternização aos residentes e por último proporcionar a quem nos visita, uma manhã repleta de aventura e convívio por caminhos rurais e trilhos da nossa terra.

Equipa Avenida Trail / Campesino

A Equipa Avenida Trail / Campesino nasce de um grupo de amigos apaixonados pela modalidade do Trail á cerca de um ano e como esta modalidade está a crescer a olhos vistos no Algarve e Alentej.

Meteram mãos á obra pois já com a sua alguma experiência em organização de outros eventos, nasce assim o Trail do Moleiro nesta pacata e humilde aldeia do Monte Francisco.

Monte Francisco

Para além de dar a conhecer a aldeia e as suas gentes, o Trail do Moleiro, a realizar-se a 5 de Abril, quer dar a conhecer a serra que a rodeia e sua diversidade paisagística.

Para isso os organizadores já começaram à algum tempo a trabalhar no terreno, à descoberta de trilhos e abrindo novos trilhos, procurando sempre os melhores pontos de passagem e pontos de vista.

Que proporcionem aos participantes deslumbrarem-se com a natural pureza e encanto da serra, que fascina os amantes desta modalidade, o trabalho tem sido sempre a pensar nos participantes e para que o Trail do Moleiro seja uma referência neste cantinho mais a Este do Algarve.

O trail do Moleiro conta com dois percursos:

O Trail Curto com 15Km e +- 700 acumulado e duas zonas de abastecimento,
Trail Longo com 25Km e +- 1300 de acumulado e três zonas de abastecimento,
E ainda com 10Km de caminhada gratuitos para os apaixonados das caminhadas e onde a festa e pura diversão não vai faltar no Trail do Moleiro, os ingredientes estão cá e os dados lançados.

A união faz a força , nós fazemos a equipa…

Cá vos esperamos, até já.

Emigrante

Inscrição

Regulamento.

Página do evento.

Página da organização.

Texto: Valério Chaveta
Fotos cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta