Mozelos recebe Campeonato Nacional de Ténis de Mesa

mozelo

O Campeonato Nacional individual de Seniores | Jogos Santa Casa vai realizar-se este fim de semana no Pavilhão Municipal de Mozelos (Santa Maria da Feira.

Um pouco da rica História de Mozelos

Mozelos é uma freguesia portuguesa do concelho de Santa Maria da Feira.

Situa-se a norte do Concelho de Santa Maria da Feira distando cerca de 13 km da sede de Concelho e 20 km a sul da cidade do Porto, com 21 lugares.

Uma lenda local refere que a toponímia derivou de uma antiga dama de origem franca (madamemoiselle) que vivia naquele local.

Com o tempo Madamemoiselle passou a Moazellus, que acabou mais tarde por se tornar Mozelos.

No princípio do século XIX, a 11 de Maio de 1809, um facto que associou eternamente a Freguesia de Mozelos às invasões Francesas.

Nesse dia, pelo facto de terem aparecido mortos 3 soldados franceses, como represália, os invasores fuzilaram 7 inocentes (incluindo o padre João Sá Rocha).

Posteriormente penduraram os respetivos cadáveres nos ramos de um secular “Pinheiro” que existia junto à atual EN 1 (Porto – Lisboa) próximo do lugar do Picôto, onde permaneceram durante algum tempo para mostrar um aviso aos invadidos.

O dito “Pinheiro” passou a ser conhecido pelo “Pinheiro das Sete Cruzes”, tendo sido edificada no local uma pequena ermida em 1885, que ainda hoje se encontra em bom estado de conservação.

O “Pinheiro das Sete Cruzes” faz parte do Brasão da Vila nos dias atuais.

Fonte: Sitio oficial da Junta de Freguesia de Mozelos

Campeonato Nacional de Seniores de Ténis de Mesa

A competição vai ser disputada de acordo com um novo modelo de quadro competitivo, criado em função do estado pandémico que se vive em Portugal.

O evento será disputado em apenas oito mesas e com número de atletas limitado a 40 na prova de singulares masculinos e 20 em singulares femininos.

A competição de pares e pares mistos será disputada por um máximo de 8 duplas por evento,

com a obrigatoriedade de as duplas serem formadas por atletas do mesmo clube.

Na competição masculina destacam-se as presenças dos internacionais João Geraldo (Les Loups d’Angers, França) e o campeão em título, Diogo Chen (Metz TT, França).

No sector feminino, Olga Chramko (CTM Mirandela) vai tentar revalidar o título conquistado a época passada em Lagos.

A FPTM TV irá transmitir jogos durante toda a competição, através da página de Facebook e do canal de Youtube da Federação.

Parceiros

Deixe uma resposta