Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Nacionais de Clubes, mais de 1000 atletas inscritos

Terminou o período para garantir lugar na fase de apuramento dos Campeonatos Nacionais de Clubes, que se realiza no próximo dia 25 de julho.

Mais de 2000 inscrições, 1000 atletas inscritos e 63 equipas candidatas à vitória nos Campeonatos Nacionais de Clubes, nesta época de 2019/2020, sendo que a equipa masculina do Sport Lisboa e Benfica e a equipa feminina do Sporting Clube de Portugal, vencedoras na época passada, já estão apuradas para a final.

Estes são números que nos deixam muito satisfeitos, atendendo à situação de pandemia que atravessamos.
Pois mostram a resposta positiva da comunidade do atletismo ao empenho dos agentes da modalidade (atletas, treinadores, dirigentes, clubes, associações e federação) em criar condições para que seja possível continuar a competir, promovendo a segurança de todos”, reconhece Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Nacionais de Clubes

Campeonatos Nacionais de Clubes ultrapassam todas as expectativas

Considerando a resposta positiva por parte dos clubes, a fase de apuramento para estes Campeonatos Nacionais realiza-se em Braga (Guimarães), Leiria (Marinha Grande), Lisboa (EUL), Algarve (Faro), São Miguel (Ponta Delgada – Laranjeiras), Madeira (Ribeira Brava + RG3) e Aveiro (Vagos).

Os clubes, excecionalmente, devido à situação de pandemia, indicar atletas para competir noutras pistas, mais próximas da sua residência, que não aquela onde o clube irá disputar o apuramento, conforme indicado no regulamento da competição.

Prepara-se, assim, a 27.ª edição daquela que é a competição de índole coletiva mais importante no nosso país, e que decorre a 15 de agosto, nas pistas de Guimarães, Lisboa, Madeira e Açores.

Um modelo inovador – transversal a todas as competições organizadas pela FPA – em resposta aos constrangimentos causados pela pandemia de COVID-19.

Este modelo inovador segue o preconizado no Programa de Retorno à Competição e nas Recomendações para Juízes da Federação Portuguesa de Atletismo, documentos que vão ao encontro e não se sobrepõem às orientações da Direção Geral da Saúde e do Instituto Português do Desporto e Juventude para a utilização de recintos desportivos e para a realização da prática desportiva.

Este modelo resulta da capacidade de reinvenção de uma comunidade unida em prol do sucesso do atletismo, e conta, além do trabalho da FPA, com o esforço adicional das Associações de Atletismo e dos juízes e árbitros, que tornam possível a realização das competições em vários pontos do país”, sublinha ainda Jorge Vieira.

Os resultados da fase de apuramento dos Campeonatos Nacionais de Clubes podem ser acompanhados em direto no site e na página de Facebook da Federação Portuguesa de Atletismo.

Toda a documentação referente aos campeonatos – regulamento, programa-horário provisório, distribuição dos clubes pelas diferentes pistas e termo de responsabilidade – pode ser consultada aqui.

Texto / Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta