Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Aluguer de automóveis no Porto contribui para uma vida saudável

À primeira vista pode parecer uma conexão abstrusa, mas a opção do aluguer de um carro ao invés de possuir viatura própria influencia muitos dos hábitos irrefletidos e nocivos à nossa saúde.

O benefício mais imediato é o que diz respeito aos problemas que a existência de um automóvel normalmente alberga, mas não é só a eliminação do stress causado pela manutenção, pelo estacionamento ou avarias súbitas que contribui para uma vida mais saudável.

O sedentarismo é muitas vezes justificado pelo conforto que um carro fornece para deslocações curtas em termos de tempo e esforço.

Quando é alugado, o automóvel só é requisitado em casos de força maior e deixa de ser o bode expiatório para a absência de atividade física.

Esta é uma tendência que se começa cada vez mais a notar nas grandes cidades e principalmente durante os períodos de férias, uma vez que uma viatura garante uma flexibilidade de planos bastante aprazível e prática, desde que se sigam os procedimentos corretos.

Reduzir as emissões de gases poluentes e o caos causado pelas longas filas de trânsito é também uma preocupação de cidades grandes como, por exemplo, o Porto.

Foto: Pixabay.com

Hábitos saudáveis ao volante

As ciclovias ou os passes de transportes a preços reduzidos são exemplo desse esforço por parte da Câmara Municipal do Porto, sendo que até as universidades têm promovido iniciativas para combater o sedentarismo e sensibilizar os jovens para hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis.

A verdade é que a cidade Invicta está cada vez mais colorida por praticantes de atividade física e o primeiro passo para começar a mexer é muitas vezes deixar o carro na garagem ou usar carro alugado.

A indústria de aluguer de carros está em crescimento galopante no Porto e isso explica-se com as preocupações ambientais, que tornam a aquisição de automóvel menos popular, e pela valorização de um estilo de vida ativo e saudável.

Para além disso, o aluguer de uma viatura permite uma adequação muito maior às especificidades de uma viagem, se:

A ideia é passar férias na montanha, ter um carro adequado ao percurso acidentado é um plano inteligente;

A viagem se avizinha muito longa, um carro a gasóleo assegura uma maior eficiência em termos de manutenção e custo final;

Estamos a falar de um período longo de permanência num determinado destino, também é aconselhável ter um automóvel espaçoso para transportar toda a bagagem necessária a uma temporada fora de casa.

Como o aluguer de automóveis no Porto contribui para uma vida saudável

Os portuenses estão cientes destes benefícios e isso faz com que este seja um setor em clara expansão e que cada vez serve melhor as diferentes necessidades do mercado.

As opções para aluguer de carros no Porto são muitas e acompanham a procura crescente dos portuenses por este tipo de serviço, que já possui segmentos low cost e premium, assim como empresas que se dedicam exclusivamente ao aluguer de carros clássicos ou todo o terreno.

Esta riqueza de opções e de serviços de nicho atesta a maturação deste setor de atividade. De resto, a utilização temporária de veículos todo o terreno está intimamente ligada à prática de atividade física, já que muitos utilizadores que não possuem um automóvel adequado a pisos montanhosos e acidentados optam por alugar um carro, o que lhes possibilita fazer desportos de montanha como marcha, orientação, escalada ou bicicleta.

Tal como sucede num cenário de férias, a presença de um automóvel proporciona sempre uma maior flexibilidade para mudar de planos de acordo com os acontecimentos.

Aluguer
Foto: Pixabay.com

Adaptar o veículo de aluguer ao destino e à modalidade praticada

Um aspeto importante na hora de se aventurar no desporto de montanha é adaptar o veículo alugado ao destino e à modalidade praticada.

Pode parecer óbvio, mas as pessoas menos experimentadas no aluguer de automóveis por vezes cometem este erro. Fatores como o número de praticantes, o espaço que ocupa o equipamento, a duração da viagem, o período de estadia ou a presença de crianças ou pessoas portadoras de deficiência devem ser tidos em conta para uma experiência positiva.

Para além disso, tal como é importante ter um plano de treinos ou um roteiro estipulado, é muito importante planear a reserva do carro alugado com antecedência para conseguir um preço mais atrativo ou evitar dissabores de última hora.

Aliás, uma reserva ligeiramente mais cara pode compensar pela comodidade e pela ausência de inconvenientes durante a utilização do veículo ou no momento da entrega.

Tendo em conta a pertinência dos temas ambientais e a alteração dos hábitos de deslocação, nomeadamente a ascensão do aluguer de carros, antecipa-se uma ligação estreita entre a aquisição de hábitos saudáveis e serviços que de alguma forma suprimem a necessidade de ter um carro na garagem.

A massificação de veículos elétricos e de modalidades de car sharing são sinais claros de que o mercado se move para hábitos de transporte práticos, sustentáveis e que não obrigam a um investimento ou compromisso de longo prazo, como acontece com a compra de carro.

Nesta base, a atividade física que obriga à utilização de carro fazer-se-á cada vez mais com automóveis alugados.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta