Open de Portugal já ultrapassa os 200 inscritos
A pouco mais de duas semanas do início do Open de Portugal de xadrez, a prova já ultrapassou as duas centenas de inscritos e tudo parece conduzir para a realização do torneio aberto mais forte de sempre no nosso país.

Open de Portugal de Xadrez
O Open de Portugal realiza-se entre 3 e 9 de fevereiro, no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, e é organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
São, para já, 207 os inscritos para a grande competição, provenientes de 36 países distintos, outro recorde que o nosso Open supera.
Entre os inscritos destacam-se 18 grandes mestres, 20 mestres internacionais, três grandes mestres femininas, três mestres internacionais femininas e 12 mestres FIDE. Todos estes titulados dão ao torneio o estatuto de competição mundial do género mais forte do mês de fevereiro.
O número 1 do Open é o grande mestre russo Anton Demchenko, 71.º do ranking mundial, com 2671 pontos Elo. Será o principal candidato ao triunfo, mas terá forte concorrência, de jogadores como o jovem grande mestre norte-americano Samuel Savien (2614 pontos Elo, número 2 mundial da catageoria Sub-18), e os também grandes mestres Tigran Ghamarian (França, 2622) e Aleksander Indjic (Sérvia, 2614).

Grandes Mestres Portugueses presentes
O contingente português no Open luso contém quase todos os xadrezistas que se têm destacado nos últimos anos, destacando-se os grandes mestres Luís Galego e António Fernandes e os mestres internacionais Rui Dâmaso e André Ventura Sousa. Este último joga o primeiro Open de Portugal na condição de campeão nacional.
Na edição de 2017, à quarta jornada, quatro grandes mestres mantinham um registo 100 % vitoriosos, enquanto os melhores portugueses Luís Galego, António Fernandes, André Ventura Sousa, Sérgio Rocha, Vasco Diogo e João Cordovil integravam o grupo dos 14.ºs classificados.
Com a edição do Open de Portugal 2018 muito mais forte, como será ?
Mais artigos.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto / Fotos: FPX