Orientação de nível mundial a caminho do Satão
Foto Armando Vieira
A região de Viseu, mais própriamente as florestas do Satão vão ser palco de mais um evento mundial de orientação.
Meeting de Orientação Dão Lafões – Satão WRE 2018
Desta feita, as florestas do Satão irão acolher, entre os dias 2 a 4 de fevereiro de 2018 , o III Meeting de Orientação Dão Lafões – Satão WRE 2018 (MODaL), uma prova do World Raking Event (WRE) da Federação Internacional de Orientação que possibilita aos atletas de pontuarem para o Ranking Mundial da modalidade.
O evento está também integrado na Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre.
Com organização do Clube de Orientação de Viseu, Câmara Municipal do Sátão, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, espera-se mais uma vez presença de centenas de atletas de todas as partes do mundo.

Uma região muito afamada internacionalmente pela qualidade das suas florestas para a prática da modalidade (Dão Lãfões), assim como, a forma acarinhada como todos os atletas são recebidos pelas gentes destas terras (recordemos os êxitos do Portugal O’meeting 2012 e os Campeonatos Mediterrânicos de Orientação em 2014), a região tem sido o palco preferencial para a organização dos eventos de orientação a nível nacional e mundial.
Desta feita, o Clube de Orientação de Viseu – Natura no seguimento do II Meeting de Orientação Dão Lafões brindará os participantes com a estreia de dois novos mapas: um de floresta na freguesia de Ferreira das Aves; e um urbano, na vila do Satão.

Um fim-de-semana de orientação
O evento será constituído por um fim-de-semana de orientação que contará com 3 etapas: uma distância média (evento a contar para o ranking mundial de orientação) em floresta, no novíssimo mapa de Ferreira de Aves; um sprint nocturno a percorrer as ruas e ruelas da cidade do Satão; e de uma distância longa também no mapa de Ferreira de Aves.
Paralelamente com a competição, e porque a orientação também é acessível a principiantes de qualquer idade, ou nível de experiência, individualmente ou em grupo, haverá percursos abertos para todos aqueles que pretendem conhecer a modalidade, ganharem mais experiência ou simplesmente fazer um passeio diferente a sós ou em grupo, com amigos ou em família.

Apelidada como a capital do míscaro, desta feita serão os atletas de orientação, com os seus mapas e bussolas na mão, a invadir as florestas do Satão à procura das tão desejadas balizas (prismas cor laranja e branca) que simbolizam este atrativo desporto que é a orientação.
Com a qualidade da cartografia assegurada pelos exímios cartografos Raquel Costa e Mário Rodriguez, conjugada com a competência e responsabilidade organizativa com que o Cube de Orientação de Viseu nos tem vindo a habituar, assim como, a já confirmada participação dos mais talentosos orientistas mundiais da atualidade, avizinha-se mais um excelente evento de orientação de nivel mundial.

Assim, deixa de haver desculpas para a não participação neste evento.
Site do evento.
Facebok do evento.
Programa detalhado:
2 de Fevereiro de 2018 (sexta feira)
13:00: Abertura do Secretariado no Sátão
13:30: Model event- Sátão (Srº dos Caminhos)
22:00: Abertura do solo duro: Sátão
3 de Fevereiro de 2018 (sábado)
08:30: Abertura do secretariado na arena
10:30: Distância Média WRE: Sátão (Ferreira de Aves)
11:00: Início das partidas dos escalões abertos
19:00: Sprint Noturno: Sátão
4 de Fevereiro de 2018 (domingo)
08:30: Abertura do secretariado na arena
09:30: Distância Longa: Sátão (Ferreira de Aves)
10:00: Início das partidas dos escalões abertos
14:30: Entrega de prémios
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Tadeu Celestino