D. Paio Peres Correia adivinha-se um terreno duro

Paio Peres

O evento que era para se realizar hoje dia 03 de Março de 2018 (sábado), com inicio pelas 14:30 horas o 6º Circuito de BTT/XCO, D. Paio Peres Correia, com a prova a contar para a Taça Regional da Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal, foi adiado para dia 12 de maio, por motivos da intempérie que se fez sentir na altura da sua primeira data para que foi agendada.

Paio Peres

BTT/XCO D. Paio Peres Correia adivinha-se um terreno duro

Podem participar: Juvenis, Cadetes, Juniores, Sub23, Elites e Masters (Masculinos e Femininos), esta é também uma prova aberta (Promoção), aos praticantes desta modalidade a partir dos 13 anos que não estejam federados na vertente competição e que queiram participar.

Aproveitando esta oportunidade, de prova aberta (Promoção), a formação amadora OPraticante.pt / SFOA Cycle Team, uma equipa do Concelho, mais propriamente da Freguesia de Amora, vai marcar presença com 6 atletas e 3 elementos de Staff para o seu apoio.

A organização do evento espera a presença de alguns participantes amadores do concelho e distrito na prova aberta (Promoção).

A prova realiza-se num excelente local rural para a prática do BTT, situado nos terrenos da Baia do Tejo (antiga Siderurgia Nacional), em Aldeia de Paio Pires. Adivinhando-se um terreno pesado devido as situações climatéricas que se esperam para o dia e anteriormente vividas.

Um percurso com cerca de 5kms, os atletas irão demonstrar toda a sua garra para tentar chegar aos lugares de pódio, mas não só de garra necessitam, pois espera-se um trajeto sinuoso e com algumas dificuldades.

Pela manhã os Atletas inscritos poderão fazer um treino livre, assim desta forma a organização permite que se faça um reconhecimento do mesmo e se verifique onde o atleta irá encontrar as suas dificuldades e zonas de perigo.

Mas o que é o XCO?

Para alguns ainda existe alguma dificuldade em definir XCO, mas foi após as Olimpíadas de Atlanta, em 96, quando o MTB se tornou definitivamente parte dos Jogos, apareceu o termo “XCO”, ou Cross Country Olímpico, batizando oficialmente as competições em circuitos fechados, com extensão a partir de 4km. Atualmente uma prova de XCO tem em média 20 a 30km de distância em circuitos fechados.

No XCO, o simples fato de saber que se irá passar pelos mesmos pontos várias vezes faz com que o atleta precise analisar cada circunstância volta a volta, estabelecendo os melhores (e piores) pontos para ultrapassagens e a melhor maneira de encarar subidas e descidas.

Há também o congestionamento da pista, provocado por ciclistas mais lentos, que acabam atuando como dificuldade adicional.

O cansaço físico e mental aparece por conta das repetidas passagens por trechos difíceis, exigindo do atleta uma grande determinação para completar as voltas do circuito.

Compareça em mais uma grande prova de ciclismo no Concelho do Seixal, desta vez na Aldeia de Paio Pires e assista a momentos de enorme coragem e determinação de atletas que irão lutar por um lugar no pódio.

Inscrições e mais informações.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Rui Bastos
Fotos: Clube Ciclismo da Aldeia de Paio Pires

Parceiros