Paulo das Areias “corre” pela vida

paulo pintoPaulo Pinto é natural de Espinho – Aveiro, nasceu a 21 de Março de 1969, e é mais conhecido como Paulo das Areias, após ter vencido em 2014, a Meia Maratona Areias de Gaia. Uma corrida totalmente feita sobre a areia. Atualmente representa a Equipa Espinho Runners.

“Nasci e cresci à beira-mar e sempre adorei correr na areia, não consigo explicar porquê.”

Paulo iniciou-se na prática do atletismo ainda muito jovem, por volta dos 12 anos e até os seus 23 anos representou os clubes de Espinho, de onde é natural.

Emigrou para a África do Sul, tendo regressado à terra natal após um desgosto que lhe causou grandes reviravoltas interiores, o falecimento de sua namorada naquela altura, vítima de cancro. Depois de muitos altos e baixos na sua vida pessoal, De regresso a Portugal, Paulo encontrou nas corridas o seu conforto emocional. E hoje segue em frente com sua companheira e amiga de todas as horas.

 “Em particular, gosto de correr, treinar sozinho com meus pensamentos. Regressei da África do Sul onde estive emigrado durante algum tempo, e após o falecimento da minha namorada na altura, vítima de Cancro. Passei muito mal e a forma de encontrar o meu equilíbrio emocional foi correr, correr, correr…” Paulo Pinto, acrescenta: “Perdi doze quilos em apenas dois meses na época.”

No entanto, também não se priva do convívio com os amigos e tem sempre um sorriso cheio de luz e energia estampado no seu rosto.

Paulo é um homem de desafios, passou pelas tropas pára-quedistas, onde moldou ainda mais o seu determinado carácter.

 “Considero-me como uma pessoa muito competitiva. Quebro mas não vergo! O meu objetivo é sentir-me bem e quando corro sinto-me feliz. Isso vê-se e não o escondo, porque sou uma pessoa simples e genuína”.

Conhecido por vestir-se de verde para correr, “Cor da Esperança”, com um modo muito especial e particular de ser, e de personalidade forte.

É considerado um grande atleta, autodidata, com várias conquistas e pódios nas diversas corridas em que participa.

Um atleta polivalente, que obtém grandes resultados seja na Estrada seja Montanha/Trail, e ainda na sua área favorita a Areia! O seu jeito especial e irreverente de ser cativou muitos adeptos das corridas, sendo uma pessoa muito estimada por todos.

Recordo-me dele confidenciar-me na Meia Maratona de Viana deste ano, que queria deixar de fumar. Que seria outra maneira de “esquecer”. E que esta era uma “prova muito difícil “. O Paulo é um homem humilde, meigo e afectuoso para com todos.

Infelizmente e para desgosto de todos os seus seguidores, amigos e familiares, a vida pregou-lhe uma rasteira, e esta semana, inicio do mês de Dezembro, o Paulo Pinto sofreu uma queda grave de cerca dez metros de altura, de um telhado onde trabalhava, perdeu a consciência no local, e foi transportado em estado politraumatizado para o Centro Hospitalar de V. N. de Gaia. Até a data de hoje, encontra-se em estado de coma com prognóstico reservado.

Uma notícia triste, que nos deixou a todos incrédulos e devastados. Ainda no passado domingo, véspera do acidente, o Paulo tinha participado na Maratona do Gerês.

Como a vida é imprevisível, os amigos, os colegas que com ele privaram, que estiveram com ele estão em choque com este acontecimento.

paulo pinto01Estamos todos em choque. Mas estamos confiantes e certos que este grande Campeão e exemplo de força irá vencer esta Prova.

“Todos estamos unidos numa corrente de fé, oração e esperança para que recuperes e venças esta batalha.”

Estamos juntos. Força Paulo!

” SIGA A MAGIA!…

“Dei uma enorme volta à minha vida e sinto orgulho nisso…” (Paulo Pinto)

Texto: Valquíria Silva

Parceiros