PEDRO GOMES “QUERO REVALIDAR O TÍTULO”

Foto: Cedida pelo atleta
Pedro Gomes, de 30 anos de idade, que representa a equipa do Trail da Amizade Runners, vai ser o padrinho do Trail Manuelino.
OPraticante.pt esteve há conversa com o atleta sobre o convite que lhe foi endereçado pela organização para ser padrinho do evento, bem como para que pudéssemos conhecê-lo um pouco melhor
Vai para o trilho a 4º Edição do Trail Manuelino nos próximos dias 1 e 2 de fevereiro, em Abiúl.
Trail Manuelino promete surpreender os participantes
Numa organização da Associação SicóTrilhos, conta com a colaboração do Município de Pombal, da Junta de Freguesia de Abiul, de OPraticante.pt como média partner, entre outros patrocinadores e apoiantes.
Conta com Trail Kids no dia 1, e no dia 2 com provas competitivas de 32km, 18km, e 12km (Trail, Trail Jovem e Trail Sprint).
Sem caracter desportivo conta ainda com uma caminhada de cerca de 12km.
Leia também
SOFIA VIEIRA “ABIÚL – SICÓ PARA ACABAR EM GRANDE”
HUGO BARROS, UM TRAIL, UMA TOURADA AO RAIO-X
TRAIL MANUELINO, NOVA TOURADA ?
Escalada a primeira modalidade de Pedro Gomes
Pedro Gomes começou por referir o inicio da sua vida desportiva “A minha ligação ao desporto começou ainda no ensino básico.
Onde através do desporto escolar pratiquei escalada durante alguns anos, com elevada dedicação e treino.
Acabei por alcançar um bom nível, desde títulos a nível nacional como também a oportunidade de representar Portugal em Campeonatos de Europa.“
Que o atletismo / trail na sua vida apareceu “Com a entrada na vida profissional, a prática de escalada passou para 2º plano e acabei mesmo por deixar o treino.
Após alguns anos sem nenhuma atividade física, a minha namorada (Lisandra) inscreveu-me no Trail da Ladeia em 2019.
Aí começou novamente todo um compromisso de treinos e resiliência que já tinha tido contacto anteriormente com a escalada.“
“A minha ligação com a montanha já era grande, e o Trail running trouxe a oportunidade de estar em sítios únicos, de viajar, de conhecer pessoas fantásticas.
Isto tudo junto é que faz andar motivado dia após dia.” referiu Pedro Gomes sobre o amor que se ganha pela modalidade
Sobre um momento engraçado “Nada em específico, mas posso dizer que desde que comecei esta modalidade ganhei uma alcunha nova.
Passei a ser chamado Zach Miller devido às nossas parecenças físicas, nomeadamente o bigode.“
“achei que era uma oportunidade de poder retribuir todo aquele apoio” Pedro Gomes
Sobre o evento que vai ser padrinho salientou “Trail Manuelino, organizado pela minha 1ª equipa, que muito me apoiou quando comecei a praticar a modalidade.
Estive presente desde a 1ª edição, inicialmente na organização e mais tarde para competir.
Sei que tudo fazem para proporcionar uma boa experiência aos atletas, incluindo um excelente percurso.“
“Na SicóTrilhos fiz grandes amizades, sempre tive um grande apoio dos colegas, por vezes podia ser o único a participar em uma prova mas o pessoal juntava-se e iam todos apoiar!!
Ao ser convidado achei que era uma oportunidade de poder retribuir todo aquele apoio.“
Sobre a sua preparação “Confesso que não tenho tido as melhores sensações nas últimas semanas.
Mas apesar de este ano o nível competitivo estar mais elevado, vou fazer de tudo para poder revalidar o Título.“
“Já passei muitas horas de Treino pela serra de Sicó.
Mas esta malta está sempre à procura de surpreender, já tive oportunidade de ver um pouco das novidades.
Acho que este ano será a edição com traçado mais completo mas muito rápido na minha opinião.“
Surpresas na Serra de Sicó ?
Pedro Gomes incentiva a participação “Neste evento, além de termos umas surpresas na Serra de Sicó que para muitos já é conhecida, também se destaca o ambiente festivo que temos após a meta.
Já num ambiente descontraído com muita animação e grande confraternização entre atletas de diferentes equipas, o que é fantástico.“
“O grande objetivo deste ano será nos alpes, no Lavaredo Ultra Trail junto de alguma Elite Mundial.
Até lá as provas serão para testar alimentação, ritmos e sensações.” referiu Pedro Gomes.
Sobre o apoio familiar disse “É fundamental o apoio da Família. Passamos muitas horas em treino e às vezes temos que abdicar de certos momentos.
O apoio que dão desde a preparação até ao dia da prova, em que percorrem vários kms de abastecimento em abastecimento para nos dar toda a ajuda possível, por vezes é aquilo que nos faz insistir em não desistir, principalmente em provas de maior distância como Ultras.
A minha namorada (Lisandra) tem tido um papel fundamental em tudo isso.“
Concluindo Pedro Gomes sobre o tempo que dedica aos treinos “Muitas vezes tem de haver espírito de sacrifício para sair de casa e treinar, mas isso não basta.
Temos de ter a consciência que, independentemente de o treino correr bem ou mal hoje, vai haver motivação para voltar ainda melhor amanhã.
E mesmo assim nunca é garantido que a próxima prova vai correr como pretendemos.
No fundo temos de ser resilientes para tentar e voltar a tentar, e sermos cada dia melhores, para termos aquela prova em que dizemos “hoje foi um bom dia”.
E às vezes são essas memórias que me motivam nos treinos e me fazem ir além no sacrifício.”
Ansiturismo
A Ansiturismo é uma unidade de alojamento inserida no Coração de Ansião e segue o lema da Marca Ansião – “O nosso principal ativo são as pessoas“.
Pretendem brindar os seus visitantes com uma experiência única e especial, onde podem relaxar no VillAncião – Wellness & Spa, disponibilizando um espaço de piscina interior e jacuzzi e inúmeras experiências de relaxamento.
Tem também um Centro de Fisioterapia que lhe oferece um conjunto de tratamentos especializados, desde a terapia manual à hidroterapia, um ginásio e um Estúdio de Pilates.
Venha desfrutar da tranquilidade do Centro de Portugal!
Escolha Ansiturismo.