Pedro Lencart Silva campeão histórico

Pedro Lencart o segundo titulo juvenil mais importante na história do golfe português

Provavelmente o segundo titulo juvenil mais importante na história do golfe português, depois de Pedro Figueiredo ter conquistado o British Boys em 2008. Curiosamente , “Figgy” era o ídolo de infância do actual campeão nacional amador.

Pedro Lencart vence o Junior Open Championship

Pedro Lencart obteve ontem (quarta-feira) a vitória mais importante na história do golfe português para o escalão etário de sub-16, ao conquistar, na Escócia, o Junior Open Championship, um torneio organizado pelo R&A, na mesma semana em que a mais prestigiada entidade do golfe mundial realiza também o British Open, o terceiro ‘Major’ masculino da temporada.

O Junior Open nasceu em 1994, mas só começou a ser organizado pelo R&A em 2000. Decorre em cada dois anos, pelo que esta é a 9ª edição no seu formato atual. Pedro Lencart pode orgulhar-se de passar a ter o seu nome na taça, ao lado de famosos como o do norte-americano Patrick Reed, que venceu a prova há exatamente dez anos e hoje em dia é o 13º classificado no ranking mundial, depois de ter andado este ano pelo top-10.

6 birdies sem sofrer qualquer bogey

O português, de 16 anos, andou sempre na luta. Era 2º no final do primeiro dia (73 pancadas), 3º após a segunda jornada (74) e hoje chegou à 1ª posição graças a uma das suas melhores voltas de sempre em torneios internacionais, em 67 pancadas, 6 abaixo do Par do Kilmarnock Barassie Golf Club, um clube de 1887.

Com um total de 214 (-5), Pedro Lencart deixou a anterior líder e 2ª classificada, a porto-riquenha Valeria Pacheco (74+71+74), a 5 pancadas de distância, tendo sido o português o único a concluir a prova abaixo do Par, entre 143 participantes, em representação de 80 países.

A sua última volta recordou a derradeira vitória de Tiger Woods no British Open, com o português a optar por nunca sair de drive e controlar melhor a bola. O resultado foram 6 birdies sem sofrer qualquer bogey, elevando o seu total de birdies no torneio para 13 em 54 buracos! Excelente para um campo links na costa oeste.

O Treinador Tiago Osório declarou que Pedro Lencart jogou bem

E se no dia anterior, Pedro Lencart se queixou da sua pancada de saída, compensando bem com o jogo curto e o putt, hoje melhorou claramente, como explicou o treinador Tiago Osório, da equipa técnica da FPG, que liderou a comitiva portuguesa:

«No geral, o Pedro jogou bem, embora o seu drive fosse muito errático, o que neste campo é muito perigoso, porque o rough é muito denso e alto. Trabalhámos também o seu putt e conseguiu ganhar confiança em relação ao sou último torneio. Na última volta, combinámos uma estratégia de não jogar o drive, para meter sempre a bola em jogo, e seguiu-a na perfeição. Acertou todos os fairways e fez 17 greens».

Este resultado veio na altura certa, uma vez que, na semana anterior, Pedro Lencart tinha integrado a seleção nacional masculina de sub-18 que baixou à segunda divisão do Campeonato da Europa desse escalão etário. O tal treino específico de putt, no dia que antecedeu o início do torneio, recuperou-o.

Viajar directamente da Áustria para a Escócia

O atual campeão nacional amador nem chegou a regressar a Portugal e viajou diretamente da Áustria para a Escócia, mas mostrou força mental no modo como rapidamente recuperou a boa forma.

Este foi o segundo título internacional de Pedro Lencart em sub-16, depois de no ano passado se ter imposto no Campeonato Internacional Juvenil da Finlândia, embora, nessa altura, se tenha deslocado ao Vierumäki Golf Club em representação do seu Club de Golf de Miramar (Vila Nova de Gaia), enquanto, esta semana, na Escócia, esteve ao serviço das seleções nacionais da FPG.

«É uma vitória muito importante para mim. A mais importante até agora. Creio que poderemos dizer que é uma dobradinha perfeita. Ninguém esperava que Portugal ganhasse no futebol e não sei se alguém pensava que eu poderia ganhar aqui, mas nós vencemos», disse Pedro Lencart ao Gabinete de Imprensa do R&A.

Se não olharmos apenas para o escalão de sub-16 e considerarmos todos os escalões juvenis, a vitória de hoje terá sido a segunda mais importante de sempre do golfe português, depois do êxito de Pedro Figueiredo no British Boys de 2008, um ‘Major’ de sub-18. Curiosamente, “Figgy” foi o ídolo de infância de Pedro Lencart, que agora lhe segue as pisadas.

Delegação portuguesa Joana Silveira, Tiago Osório e Pedro Lencart
Delegação portuguesa Joana Silveira, Tiago Osório e Pedro Lencart

Joana Silveira incluída também nesta delegação portuguesa

A delegação portuguesa no Junior Open incluiu ainda a campeã nacional amadora, Joana Silveira, e o treinador do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor, Tiago Osório. Ontem a comitiva portuguesa recebeu a visita especial do presidente da FPG, Manuel Agrellos.

Joana Silveira, por seu lado, concluiu a prova no 36º lugar, empatada com a indiana Sifat Sagoo, com 238 pancadas, 19 acima do Par, após voltas de 76, 85 e 77).

A portuguesa ficou mesmo colada ao recorde nacional fixado por Leonor Bessa em 2014, quando foi 36ª classificada (+23).

«A Joana jogou muito bem no primeiro dia, mas na segunda volta perdeu a confiança no ‘swing’ e não conseguiu um bom resultado. Hoje jogou muito melhor, com muito mais confiança e voltou a fazer um bom resultado», avaliou Tiago Osório.

O Junior Open Championship tem a particularidade de apresentar uma classificação mista, promovendo o convívio de géneros, e estrelas do golfe atual passaram por este torneio, como Rory McIlroy, Jordan Spieth, Carly Booth e Paula Creamer.

Talvez o grande prémio para todos os participantes (e demais membros das delegações nacionais) seja o convite do R&A para assistirem aos dois primeiros dias do British Open, cuja 145ª edição começa amanhã (quinta-feira) nas redondezas, em Royal Troon.

Um dia antes de arrancar o Junior Open, os jovens amadores tiveram três visitas muito especiais: as dos campeões do British Open Zach Johnson e Darren Clarke, e ainda do ex-capitão europeu da Ryder Cup, Paul McGinley.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Fotos: Tiago Osório

Parceiros