PENTEADO AO RUBRO COM O PASSEIO DE CICLOTURISMO
Foto: Arquivo Revista Notícias do Pedal
O tradicional passeio do Núcleo Cicloturismo do Penteado, foi para a estrada neste domingo 6 de abril, na sua 19ª edição.
Um evento com cerca de 60 quilómetros, percorrido pelo concelho da Moita, e realizado em duas partes.
O evento esteve inserido nas comemorações do 60º aniversário do Clube Recreativo do Penteado.
Fonte: José Morais
Fotos: Arquivo Revista Notícias do Pedal
Dia molhado, dia abençoado
Ao Penteado começaram a chegar bem cedo os participantes, com os participantes a confirmarem as suas inscrições.
Dois dedos de conversa antes de iniciarem as pedaladas, num início de manhã marcada por algumas nuvens.
Pelas nove horas era dada a partida aos amantes da bicicleta.
A equipa organizadora mantinha na frente com alguns dos seus cicloturistas, e outros a meio e na retaguarda, com objetivo de manterem o pelotão o mais junto possível.
Ao longo das pedaladas os participantes iam conversando em animada cavaqueira, com o pelotão sempre junto.
Pedalada a pedalada, os quilómetros iam sendo reduzidos, porem, quase em final da primeira parte do passeio, começaram alguns pingos de chuva a cair, os quais engrossaram, e em nada favoreceram os amantes da modalidade.
Na chegada ao local da partida, as instalações do C.R.P., estava à espera de todos os participantes um suculento abastecimento.
Um abastecimento composto por bolos, fruta, sumos e água, onde os mesmo puderam descansar, e preparem-se para a segunda parte do passeio.
Segunda parte do passeio pelo Penteado, voltou a ter a chuva por companhia
A mesma iniciou-se sem chuva, pensando os participantes de que seriam mais secas as pedaladas.
Mas, pelo contrários, passado algum tempo, a chuva voltou em força, o que dificultou as dificuldades de quem pedalava, como que acompanhava o passeio.
Diversos locais de passagem a ficarem bastante alagados, tendo a organização achado por bem, alterar o percurso.
Reduzir a distância para bem de todos os participantes, dando de alguma forma mais segurança, e menos sacrifício.
É de louvar esta decisão e dar os parabéns, já que o cicloturismo não pode ser encarado como competição, mas sim, como um passeio, sem massacrar.
Com a chegada ao final do passeio, foi tempo de os participantes guardarem as suas bicicletas, e tomar um banho, antes do tradicional almoço, a já apetitosa feijoada à moda do Penteado.
A apetitosa feijoada à moda do Penteado
Durante o almoço, foi tempo de a organização agradecer a todos os participantes a sua presença.
Sendo ainda dado os agradecimentos a todos os patrocinadores, como à Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Moita, pelos apoios dados.
A Revista Notícias do Pedal também fez um intervenção, onde referiu o longo caminho que percorreu, e na celebração dos seus 25 anos de existência em 2024.
Este ano de 2025, depois de ter já em tempos ter criado o prémio do “Melhor Passeio do Ano”, tem mais uma iniciativa, e criou o “Galardão dos Carolas”.
Tendo sido atribuído o primeiro ao Núcleo Cicloturismo de Penteado, também referenciando um “Grande Carola” deste Núcleo, o “José Manuel”, que muito lutava e promovia a modalidade.
O cicloturismo que nos últimos tempos tem sido um pouco esquecido por quem direito, neste passeio existiu também um momento insólito.
A presença do presidente da Federação de Cicloturismo, a entregar a Carla Fernandes, atual responsável pelo Núcleo, um diploma de sócio de mérito a “Titulo Póstumo” de seu pai José Manuel, falecido já a alguns anos.
Na opinião de muitos presentes não caiu bem, já que não que fosse merecido, merecia sem dúvida muito, mas que veio muito atrasado.
Os agradecimentos
Seguiu-se depois a entrega de lembranças a todos os participantes e grupos.
Homenageou-se as Senhoras que pedalaram, como a todo o staff que preparou o almoço e ajudou na organização.
Não esquecendo os motard, GNR e Bombeiros que deram segurança ao pelotão.
Um passeio que correu sem dúvida muito bem, com uma organização excelente, os elementos da GNR a fazerem um excelente trabalho.
Os Motard a completarem a segurança, e os Bombeiros da Moita que felizmente apenas acompanharam, não sendo necessário a sua intervenção, apenas a chuva marcou o mesmo.
Da nossa parte, um agradecimento com todos com as facilidades para realizar esta reportagem, e à organização o agradecimento como mais uma vez me receberam.
Para concluir só tenho de agradecer, num passeio que para mim é, e será sempre muito especial, muito obrigado.
Ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.





